16/02/2023 às 09h20min - Atualizada em 16/02/2023 às 12h08min

Carnaval: veja como se manter saudável durante a folia

Especialista dá dicas para evitar a desidratação durante a festividade

SALA DA NOTÍCIA Guilherme Silva
Considerado o período mais festivo do ano, o carnaval já faz parte da programação de muitos mineiros. Em Belo Horizonte, a folia promete receber cerca de 5 milhões de foliões que percorrerão os 480 blocos previstos na programação. Para aproveitar ainda mais a folia é de extrema importância se atentar a saúde, visto que estamos na estação mais quente do ano.

Além de beber muita água para se hidratar é importante ficar atento a alimentação. Alguns alimentos como pães, arroz e batata são ricos em carboidratos e responsáveis por gerar energia durante a folia.  Uma dica importante, segundo a nutricionista e professora da Faseh – integrante do Ecossistema Ânima, Ana Pellegrinelli, é que para melhorar a absorção desses alimentos é interessante que na ingestão a pessoa coma com algum alimento do grupo de proteínas como ovos, carnes, leite e derivados e as leguminosas, como os feijões.

Da mesma forma é importante evitar outros tipos de alimentos. “O ideal é evitar aqueles que sejam muito gordurosos e com muitos molhos. Os gordurosos, têm a digestão mais lenta e podem gerar desconfortos gástricos. Enquanto os com maior quantidade de molhos, predispõem a proliferação de micro-organismos, podendo ocasionar uma toxinfecção alimentar”, explica.

A recomendação para evitar a desidratação é abusar do consumo de água. A água de coco, sem ser a de caixinha, é uma boa opção também, além dos sucos naturais e chás não adoçados. Outra dica importante para quem irá ficar horas desfilando nos blocos é levar lanchinhos para sustança durante as horas de festa. “Dá para fazer alguns lanchinhos práticos para serem carregados para o bloquinho: barrinha de proteína e de nuts, biscoitos sem recheio e de preferência 100% integral e frutas fáceis de carregar”, completa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp