15/02/2023 às 10h59min - Atualizada em 15/02/2023 às 20h02min

Carnaval 2023 em Minas: a tradição das cidades históricas

A mineiridade do carnaval é reconhecida principalmente pelos animados desfiles de blocos caricatos nas ruas.

SALA DA NOTÍCIA Letícia Avelar
 

O Carnaval em Minas Gerais tem se tornado cada vez mais popular, reunindo foliões de todos os cantos do Brasil, que estão em busca de muita festa, tradição, além da boa e velha hospitalidade mineira. A mineiridade do carnaval é reconhecida principalmente pelos animados desfiles de blocos caricatos nas ruas. 

Depois de dois anos sem Carnaval devido à pandemia de Covid-19, cidades históricas de Minas Gerais confirmaram a volta do evento neste ano e aguardam milhares de foliões, garantindo a preparação de grandes festas. Confira duas das melhores cidades para aproveitar ao máximo toda a folia do Carnaval mineiro.

Tiradentes

Diversão garantida, o Carnaval de Tiradentes é ótimo para se passar em família ou com um grupo de amigos. O lugar, embora pequeno, tem um dos Carnavais mais famosos de Minas Gerais. Na mais bem conservada das cidades históricas de Minas, as tradições mantêm-se preservadas ao longo do tempo.

O Carnaval Cultural de Tiradentes 2023 é desenvolvido e realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Tiradentes, pelo Ministério da Cultura e pela Pulsar Brasil, com a co-realização da MH Produções Culturais, a produção local da Agência Cultural FCA e o patrocínio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo. 

A cidade de Tiradentes conta com uma extensa lista de atrações para o Carnaval, com vários blocos espalhadas pela cidade e a oferta de muitos shows gratuitos. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam diariamente ao evento, que será aberto ao público, sem cobrança de ingressos.

Junto à programação de festa que ocorrerá na Praça da Rodoviária, a cidade não poderia deixar de investir na magia do carnaval de rua. Fazendo jus à tradição, serão 22 blocos caricatos com locais de concentração distribuídos por toda Tiradentes, começando o aquecimento na quinta-feira pré-carnaval, dia 16/02. 

A programação da rodoviária incluirá clássicos como Afroreggae, Batcaverna, Wilson Sideral e A Nave. Também se apresentarão o Bloco Lokomotiva de BH, DJ KK Neves, Demilson Eleotério, Toninho Saga, Banda Uai Samba, Vaninho Silva, Felipe Hott e a Banda JPG, com João Ramalho, filho do grande Zé Ramalho. Ainda, para tornar a folia mais completa, as crianças terão direito ao CarnaKids Friduchita. 

Fique de olho no Instagram @tiradentes.carnaval

Diamantina

Diamantina está na agenda do Carnaval de Minas Gerais há mais de 15 anos. Não à toa, em 2022, o Carnaval de Diamantina foi reconhecido internacionalmente com o título Top 100 Stories da Green Destinations, que o colocou entre as 100 melhores histórias de sustentabilidade no mundo. 

Sendo uma das cidades mais bonitas e encantadoras do estado, além de uma das mais festivas também, este ano a terra da famosa escrava Chica da Silva e do eterno Presidente JK reúne nestes dias de festa vários blocos, shows e festas universitárias, arrastando multidões pelas ruas históricas. 

A cidade promete um investimento público de R$1,5 milhão no Carnaval de 2023, além da contribuição de patrocinadores e festas particulares. A Prefeitura de Diamantina espera cerca de 20 mil foliões para acompanhar os mais de 50 blocos carnavalescos e prestigiar os seis espaços de programação espalhados pela cidade.

Uma realização da Prefeitura de Diamantina e da Pulsar Brasil, tendo patrocínio do Governo de Minas, Cemig e Tambasa Atacadistas, o Carnaval de Diamantina 2023 terá a Amstel cerveja oficial do evento. A grande novidade deste ano é o camarote que será montado dentro do Mercado Velho com ampla estrutura.

Tombado pela importância cultural, além da arquitetura diferenciada e todos os elementos históricos do prédio, o camarote é ainda mais atrativo devido ao conforto e à visão privilegiada do palco principal, denominado “Mercado Folia”. Sua programação inclui Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco, bandas clássicas na cidade.

Além disso, a programação do Palco Mercado Folia terá grandes nomes que despontaram em Minas Gerais e conquistaram o mercado nacional, como Baile do Sideral, Tianastácia com o show Cabrobloco e Solar Big Band, projeto do tecladista Henrique Portugal do Skank onde convida o guitarrista Marco Túlio do Jota Quest. 

E ainda, a programação geral no município contará com o Festival Gastronômico “Gastrô Folia” que contará com a participação de 27 estabelecimentos gastronômicos da sede e distritos, responsáveis por preparar pratos típicos embalados pelos ritmos do tradicional samba brasileiro e do pagode.

Também serão realizadas, no “Largo da Alegria”, ações de esporte e aventura, com praça de alimentação ao som de grandes bandas regionais, no que foi chamado de “Carnaval Radical”. Haverá, inclusive, programação exclusiva para crianças e famílias no “Espaço Miguilim”, instalado na Praça de Esportes.


Programação completa:  www.carnavaldediamantina.com.br

Instagram: @carnavaldiamantinaoficial, @tv.tur.diamantina e @camarotediamantina 

Centro de Atendimento ao Turista: (38) 3531-9532. 

Ingressos: (38) 3531-0340 ou o link centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp