15/02/2023 às 09h38min - Atualizada em 15/02/2023 às 20h01min

Comportamento do consumidor e sua influência nos negócios

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O comportamento do consumidor é um ponto fundamental se deseja entregar um serviço ou produto de qualidade. Compreender os sinais que o visitante dá por meio de suas ações é importante para estruturar suas campanhas e torná-las mais efetivas.

Contar com uma boa estratégia de marketing, em conjunto com a estruturação dos processos de vendas, é fundamental para concretizar mais conversões. 

Quando esse planejamento não é bem estruturado e a persona não é considerada, pode haver o aumento da taxa de cancelamento de clientes.

Dessa forma, explorar e descobrir detalhes a respeito de como o consumidor se comporta ajuda na jornada de compras, além de mostrar os desejos mais profundos de seus clientes.

O inbound marketing utiliza conteúdos relevantes que tocam o consumidor como uma forma de iniciar o processo de vendas.

Porém, se não houver uma boa estratégia por trás disso, sua empresa de braço galvanizado para luminária pública terá muitos leads que não avançarão no funil de vendas.

Neste artigo vamos entender como usar o comportamento do consumidor para aperfeiçoar estratégias de marketing e vendas.

O que representa o comportamento do consumidor?

Falamos aqui do conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Esse comportamento é influenciado por alguns fatores, que precisam ser considerados, tais como:

  • Cultura;
  • Sociedade;
  • Necessidades;
  • Estágio de vida.

É preciso entender esse conceito para o planejamento de marketing de uma empresa. E não é à toa que são criadas personas dentro das divulgações digitais.

Muitos fatores têm grande influência nos consumidores e em suas características, como questões culturais, sociais, faixa etária, entre outros. Isso significa que não podemos falar de uma forma genérica com as pessoas.

Compreender como o consumidor se comporta faz toda a diferença para a criação do planejamento de marketing.

Além de ajudar nas ações realizadas para atrair, nutrir e converter, também é possível entender qual é a relação estabelecida com a marca de guincho elétrico 12v, seus serviços e produtos.

Durante a jornada de compra, o comportamento do consumidor tem um papel fundamental. Porém, é preciso entender o que leva a tal atitude em determinada etapa do funil ou quais hábitos fazem com que o cliente tome certas decisões.

Uma vez que existem muitas variáveis, o ideal é observar e fazer análises sobre sua personalidade, seus costumes e outros aspectos. É preciso levantar questões importantes que incluem o comportamento do público, como:

  • O que ele gosta de ver e ouvir?
  • Como ele se relaciona com a marca?
  • Como o seu consumidor se sente?
  • O que ele pensa?
  • Quais são as atividades realizadas diariamente?
  • Quais redes sociais são as mais usadas?
  • Quais são suas frustrações, medos e dores?
  • Quais são as suas verdadeiras necessidades e desejos?

Observando esses pontos, fica mais fácil de entender o tópico seguinte sobre o que incentiva o comportamento de compra do consumidor de sua empresa de perfuração de estacas.

O que motiva um comportamento de compra?

Podemos identificar um padrão de comportamento e consumo no público, mas isso não deve ser tomado como verdade absoluta.

No marketing digital, acompanhar indicadores e métricas é uma das principais formas de entender o que leva um visitante a ter certas ações, como assinar uma newsletter ou baixar um material.

Uma vez que o público pode ser diversificado, os seus caminhos de compra também devem ser. Não existe fórmula pronta para conduzir a jornada de compras em todos os leads de uma mesma forma.

É preciso entender os motivos que levam certos consumidores a seguirem um trajeto mais curto de conversão ao passo que outros demoram mais. É preciso estar atento a essas particularidades para aumentar as chances de vendas de sua empresa de tábua de pinus.

Nos estabelecimentos físicos, os consumidores podem ser motivados por alguns aspectos como uma vitrine bonita, uma boa exposição dos produtos ou uma promoção imperdível.

Entretanto, quando estamos falando sobre o comportamento do consumidor online, temos outras percepções.No marketing, é fundamental acompanhar os passos do lead ao longo da jornada de compra e suas principais motivações.

Essa motivação pode ser a necessidade de um produto ou serviço, o desejo pela aquisição, uma oferta imperdível e outras diversas influências internas e externas.

Quais são os estágios do processo de compra?

O processo de decisão do consumidor não segue uma trajetória linear e decisiva, pois cada cliente terá os seus próprios motivos para concretizar a compra.

Justamente por isso você deve entender quais são essas razões para que consiga interpretar e conduzir a jornada do cliente, além de promover uma experiência mais positiva. Confira as principais etapas da decisão de compra no inbound marketing.

  1. Descoberta e aprendizado

Na primeira etapa do processo de compras, o consumidor ainda não sabe que tem determinado problema ou necessidade. Então, isso é um momento de descoberta e aprendizado.

Para uma estratégia de marketing efetiva nessa etapa, sua empresa de alpinismo industrial, por exemplo, deve fornecer um material que atraia a atenção desse consumidor e faça com que ele se interesse por algum assunto específico.

  1. Reconhecimento do problema

Agora, o consumidor reconhece que tem um problema ou uma necessidade e acredita que deve adquirir um produto ou serviço. O lead que se encontra nesse estágio está mais suscetível a responder a alguns estímulos da sua empresa, como baixar um material.

Não deixe de investir em bons conteúdos na sua empresa, como e-books, planilhas, artigos e postagens. Com esses materiais, é possível nutrir os consumidores e conduzi-los na jornada de compra.

  1. Avaliação das opções

Aqui o consumidor já sabe que tem uma necessidade específica e está em busca da melhor solução.

Ele começa a ponderar as alternativas encontradas, realiza pesquisas de preços, procura por recomendações, avalia vantagens disponíveis, analisa a relação custo-benefício, as funcionalidades, entre outros pontos.

Para chamar a atenção desse cliente em potencial, sua empresa de canaleta para fios deve se fazer presente nas redes sociais, investir na criação de gatilhos mentais e fazer campanhas em diferentes canais, digitais e impressos.

  1. Decisão pela compra

Nessa fase, depois de ponderar todas as resoluções presentes, o cliente faz a escolha final e realiza o valor do consumo. Aqui é essencial que sua empresa esteja à disposição para esclarecer qualquer dúvida que ele possa ter para finalizar a transação.

Também é importante transmitir segurança para que o cliente se identifique com seu serviço ou produto e não retroceda em sua decisão.

  1. Pós-venda

Depois de conseguir a resolução, o cliente experimenta a aquisição e decide se a compra foi positiva ou negativa, segundo a sua experiência.

Existem empresas que ainda negligenciam essa etapa porque pensam que o processo de compra se encerra quando o cliente efetua o pagamento.

Porém, é durante o pós-venda que você consegue garantir o maior nível de satisfação do consumidor e aumentar as chances de fidelização.

Com isso, a probabilidade do seu cliente voltar a comprar na sua empresa de arandela facho único ou indicá-la para outras pessoas aumenta bastante.

Considerando essas etapas e as influências sobre o comportamento de compra do consumidor, é possível conseguir informações e dados valiosos.

Isso levará a compreensão do que leva à decisão de compra ou a recusa pelo produto. Com isso, é possível fazer a segmentação dos leads, deixando sua estratégia mais focada.

Quais as principais tendências?

Fique sabendo que o comportamento do consumidor passa por diversas mudanças ao longo do tempo. Então, é importante que sua empresa acompanhe as tendências para não perder participação no mercado.

Consumo digital

A tecnologia veio revolucionar o comportamento do consumidor. Durante a pandemia de Covid-19, devido ao isolamento social, as pessoas começaram a usar mais a internet para falar com amigos, familiares e empresas.

As compras online também dispararam e 45,4% dos consumidores afirmaram que pretendiam fazer compras somente no ambiente virtual.

Consumo via dispositivos mobile

Outra tendência é o consumo via dispositivos móveis. Nos EUA, esse tipo de compra representa 44%. Isso significa que quase metade dos consumidores estão realizando compras através do celular ou tablet, mostrando uma grande mudança.

Consumo sustentável

Sua empresa de pedra seixo deve saber que o consumo de produtos e conteúdos voltados para a sustentabilidade e consumo consciente estão em alta. 

A consciência social e ambiental são fortes influências no comportamento do consumidor, de uma forma que as marcas que investem nesses valores estão se saindo melhor.

Consumo via redes sociais

As redes sociais são portas de entrada para que os consumidores conheçam novas marcas, de acordo com seus interesses. Os algoritmos das redes sociais estão aprimorados e apontam em conteúdos que têm como base as interações do usuário.

Considerações finais

As tendências mudam os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor e a sua empresa deve acompanhá-los.

Com tantos aspectos envolvidos, uma estratégia de marketing bem direcionada para o público certo depende de que conheça bem sua persona e faça um planejamento com base em suas preferências.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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