14/02/2023 às 09h49min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h00min

52% dos brasileiros preferem utilizar um app grátis com anúncios

Cenário favorece o desenvolvimento de ads personalizados; conteúdo não pode afetar usabilidade, alerta especialista

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Zentner Tarquino
https://adgrowth.com/
Shutterstock

Um estudo realizado pelo site de notícias Mobile Time em parceria com a Opinion Box, empresa de soluções em pesquisa, mostrou que 42% das pessoas preferem utilizar um aplicativo grátis, com exibição de publicidade. Outros 10% afirmaram que concordam em usar um app de graça, com seus dados comerciais compartilhados com terceiros, aumentando a porcentagem de pessoas que optam em utilizar aplicativos grátis com ads para 52%. 

Foram entrevistados mais de 2 mil brasileiros, com 16 anos ou mais, que acessam a internet e possuem smartphone. Apenas 20% dos usuários consideram acessar um app pago e sem publicidade e os outros 28% escolhem aplicativos “Freemium”, em que alguns conteúdos e funcionalidades são gratuitos e outros requerem pagamento. 

Para Bruno Niro, COO & founder da AdGrowth, adtech focada em aquisição de usuários e rentabilização em aplicativos móveis, os usuários preferem apps grátis com publicidade, pois além de não precisarem pagar nada, recebem anúncios personalizados, de acordo com seus dados. “Desse modo, o número de espaços e exibições de anúncios para usuários aumenta consideravelmente, ampliando as oportunidades de vendas de produtos ou serviços e também a exposição de marca”, comentou o COO.

“Os apps de games, notícias e utilidades são os que mais utilizam ads como forma de monetização. Mas para que um anúncio seja efetivo, não basta encher a tela de banners. O anúncio precisa fazer parte da utilização do app e não ser invasivo. É importante que ele não atrapalhe a usabilidade do usuário”, disse Niro.

Conforme a mesma pesquisa constatou, 80% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis com o sistema operacional Android, enquanto somente 19% utilizam o iOS e 1% dos usuários não sabem qual o sistema que o mobile possui. “Podemos assim perceber que há uma tendência neste ano para o aumento de investimento em publicidade em dispositivos móveis que utilizam Android, que podem alcançar ainda mais pessoas”, finalizou Bruno Niro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp