13/02/2023 às 20h33min - Atualizada em 14/02/2023 às 20h09min

Homenagem a Mauricio Mayorga: "Ordem Grã-Cruz do Mérito Ambiental"

Mayorga argumenta que “se a educação para a reciclagem em casa é ensinada em todos os cantos do planeta desde o início da escola, o enorme crescimento de ilhas tóxicas de plástico nos oceanos é atacado pela raiz”.

SALA DA NOTÍCIA Mídia


Por seu trabalho artístico-educativo Mauricio Mayorga Zamora foi homenageado com La Gran Cruz Orden al Mérito Ambiental na Colômbia.
  
Mauricio Mayorga Zamora recebeu da Sociedade Colombiana de Imprensa e Meios de Comunicação, a "Ordem da Grã-Cruz do Mérito Ambiental Barón Alexander Von Humboldt" por sua carreira de mais de duas décadas em questões de poluição marinha, lixo e reciclagem como eixo central de sua trabalho artístico-educativo a nível nacional e internacional.

A merecida condecoração foi entregue pelo Dr. Alfonso López Caballero, benemérito presidente da Sociedade Colombiana de Imprensa e Meios de Comunicação, no dia 10 de fevereiro, em ato solene na praça central do Museu Histórico General Francisco de Paula Santander em Hacienda el Cedro, em Bogotá Colômbia.

A distinção nacional é imposta apenas a importantes lideranças e instituições que atuam em prol da melhoria e preservação do meio ambiente, como parte fundamental da responsabilidade social.

Mayorga é engenheiro industrial, especialista em sistemas de informação e marketing, assessor de conselhos de administração de grandes empresas em gestão de projetos estratégicos. Entre suas realizações estão a criação do capítulo empresarial profissional na UNIANDINOS, da qual foi presidente [base do que hoje é EMPREANDINOS], tendo presidido o Conselho de Administração da Fundação Hogar San Gabriel e sendo membro do Conselho de a Fundação para a Criança e o Desenvolvimento.

Além disso, Mauricio tornou-se conhecido no meio artístico como um importante artista conceitual, que foca seu trabalho na terra, no mar, no lixo e na paz.

Seu trabalho como gestor cultural, social e ambiental por meio da arte é conhecido dentro e fora da Colômbia, convidando à ação líderes de projetos de alto impacto internacionalmente, por meio de cerca de 30 alianças estratégicas. Por vários anos seu trabalho se destacou em organizações como Arte Sem Fronteiras pela Paz (Colômbia), Prêmio Nevado Solidario (Argentina) e no México Organização Mundial de Artistas Integrados OMAI e La Locura del Plástico.

Em 2011, foi convidado a fazer uma apresentação sobre o projeto que lidera na Colômbia em relação ao problema do lixo, na sede da ONU em Manhattan, na 10ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD-19). Eles pedem que você apresente formalmente a proposta à ONU para implementação mundial, o projeto é apresentado às dependências e agências que o recomendam. Em 2017 foi convidado para apresentá-lo pelo Centro de Informação das Nações Unidas UNIC Bogotá (Colômbia, Equador, Venezuela. Seu foco é LAS ISLAS DE PLÁSTICO e iniciou sua participação em vários eventos com o CINU. Em 2018, foi nomeado por a Comissão Colombiana do Oceano (Chefe da Vice-Presidência da República), para liderar internacionalmente as atividades em Comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, obtendo também o aval do Centro de Informação das Nações Unidas Colômbia Equador e Venezuela CINU e UNESCO para aumentar a estreita relação entre a paz e meio ambiente O resultado são cerca de 200 atividades e sua mensagem chega diretamente a cerca de 120.000 pessoas.

Mayorga argumenta que “se a educação para a reciclagem em casa é ensinada em todos os cantos do planeta desde o início da escola, o enorme crescimento de ilhas tóxicas de plástico nos oceanos é atacado pela raiz”.

Com o prêmio que lhe foi concedido pela Sociedade Colombiana de Imprensa em fevereiro de 2023, assim como a outras 11 pessoas com importantes projetos ambientais em outras áreas, é criada entre elas a respectiva "ORDEM", na qual seus membros entrarão para integrar esforços de seus projetos e promovê-los.

Mauricio iniciará esta integração buscando operar como um "Think Thank" [Think Tank] enviando este artigo para seus colegas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp