14/02/2023 às 10h36min - Atualizada em 14/02/2023 às 20h06min

Plataforma lança Calendário da Diversidade 2023 para empresas manterem constância nas ações de DE&I

Iniciativa da Empodera corrobora com dados de que quase metade dos brasileiros não gostaria de trabalhar em empresas desatentas aos valores sociais

SALA DA NOTÍCIA SI Comunicação
Divulgação
A Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, preparação de carreira e conexão de jovens com organizações, desenvolveu o Calendário da Diversidade 2023 para que empresas adotem e mantenham ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), com atividades de sensibilização e sistematização durante todo o ano. A iniciativa surge para orientar as organizações, que comumente não sabem como iniciar essa transformação cultural e se sentem perdidas durante a jornada, afinal, a abertura de oportunidades requer conhecimento.

Essa temática tem conquistado cada vez mais espaço nas empresas, visto que tanto o potencial profissional quanto consumidor têm se interessado por instituições ligadas aos valores sociais. Uma pesquisa recente da Workmonitor, estudo global promovido pela consultoria em recursos humanos Randstad, mostra que quase metade dos profissionais brasileiros (48%) não está interessada em trabalhar para uma empresa não alinhada a valores sociais e sustentáveis, enquanto globalmente a porcentagem é de 52%.

Esse resultado evidencia um nível maior de conscientização e indica que as pessoas esperam o mesmo das empresas em que trabalham. Então, como criar uma cultura mais inclusiva dentro do ambiente corporativo e como engajar toda a equipe?

“Para criar uma cultura inclusiva, nós precisamos ir além do conceito de representatividade. Além de empregar pessoas negras, LBTQIAPN+, com deficiência, +50, entre outros grupos, é preciso mobilizar toda a empresa durante o ano inteiro para construir um ambiente inclusivo. Mas nós sabemos que é difícil começar sem orientação, por isso, a Empodera buscou entender os níveis de conscientização das organizações a fim de apresentar soluções para que as lideranças vejam no tema de DE&I o verdadeiro impacto que isso pode trazer ao negócio”, explica Leizer Vaz, fundador da comunidade Empodera.  

O Calendário da Diversidade 2023 visa agilizar e aumentar a eficiência da cultura inclusiva de uma empresa. Trata-se de um planejamento anual com as principais datas nacionais e internacionais relacionadas à Diversidade e Inclusão, além de conteúdos de sensibilização para engajar toda a equipe, com explicações e sugestões de filmes, livros, documentários, podcasts e perfis nas redes sociais que abordam os principais assuntos de cada mês e ajudam no letramento sobre cada tema. O calendário ainda é adaptável para qualquer segmento.

“Estamos felizes em ver essa mudança porque, como um empreendimento formado por pessoas que viveram na pele os desafios da diversidade, é muito gratificante ver empresas cada vez mais interessadas em adotar ações de DE&I e também profissionais dispostos a contribuir com empresas engajadas nesses temas”, complementa Vaz. “Isso mostra como a nossa sociedade tem se conscientizado e nos incentiva a trabalhar por um Brasil mais inclusivo”, conclui.


Clique aqui para fazer o download gratuito do Calendário da Diversidade 2023.



Mais sobre a Empodera 

A Empodera é uma das maiores plataformas do Brasil na construção e aceleração de negócios inclusivos, tendo uma metodologia de hackeamento de cultura (3S Empodera: Sensibilizar, Sistematizar e Sustentar), conectando talentos diversos com organizações engajadas na mudança do ambiente corporativo. Criada em 2016 por Leizer Pereira, o projeto hoje conta com cerca de 70 mil pessoas cadastradas, 10 mil acessos mensais e soma mais de 2000 pessoas contratadas em grandes empresas, como Google, B.A.T., White Martins, Pepsico, Ambev, Bayer, Santander, YDUQS, Anbima, Twitter, TechnipFMC, Enel, Ipiranga, Itaú e JP Morgan.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp