14/02/2023 às 16h05min - Atualizada em 14/02/2023 às 20h01min

Iluminação Pública e o avanço de Ribeirão das Neves

Com mais de 99% dos pontos luminosos operando com LED, o município já experimentou os benefícios da boa iluminação para os cidadãos

SALA DA NOTÍCIA Aryani Andrade | Estrutura de Comunicação
www.ipminas.com.br
Divulgação/IP Minas

Municípios brasileiros que nos últimos anos apostaram na modernização de seus parques de iluminação pública já apresentam indicadores que comprovam o potencial de retorno dos altos investimentos. É o caso de Ribeirão das Neves! 


Com mais de 99% dos pontos luminosos operando com LED, o município de Ribeirão das Neves já experimentou os benefícios da boa iluminação para os cidadãos, constatou a qualidade dos equipamentos a partir do baixo índice de falhas  e comprovou a capacidade do projeto em termos de economia.


Quando iniciou as operações no município, em dezembro de 2019, o Consórcio IP Minas – formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano – afirma que a rede de iluminação pública tinha instalada uma carga total de 3.426,28 Kilowatts (kW). No dia 16 de janeiro de 2023, quando a empresa alcançou o percentual de 99% do parque operando com lâmpadas de LED, a carga instalada caiu para 1.469,12 kW, registrando uma redução de 57,12% da carga inicial ,  que corresponde a economia de 1.957,16 kW.


O gerente do consórcio, Julio Neves, afirma que a redução da demanda energética é um dos benefícios gerados com o uso da tecnologia LED. “Além de iluminar melhor e por mais tempo, as lâmpadas de LED operam com menor potência. Por conta disso, quanto mais avançarmos na substituição dos equipamentos antigos, maior será a redução alcançada. A eficientização energética em sistemas de iluminação pública visa exatamente eliminar o desperdício e reduzir custos”, explica.


Além da economia, a modernização da iluminação pública tem papel ativo na segurança das cidades. Principalmente atuando juntos aos agentes de segurança no combate aos altos índices de roubos e assaltos. Sem falar que ainda ajuda no trânsito dos veículos, ao evitar acidentes que costumam ocorrer em locais com pouca iluminação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp