10/02/2023 às 10h33min - Atualizada em 11/02/2023 às 00h08min

Grupo Cia de Talentos e Descomplica recebem selo de Direitos Humanos e Diversidade pelo programa Protagoniza Aí

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.ciadetalentos.com.br/pt/
Divulgação

Destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, as empresas doaram 100 bolsas de estudo gratuitas na segunda edição da parceria 

O Grupo Cia de Talentos e a Descomplica Faculdade Digital criaram, em 2022, o programa Protagoniza Aí com o objetivo de promover a inclusão de mulheres (cis, trans e travestis) na área de tecnologia. A segunda edição - que reuniu mais de 4,6 mil inscritas - selecionou 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social, sendo 50 delas contempladas com bolsas de estudo nos cursos de graduação, e 50 nos de pós-graduação.   

A iniciativa partiu de números alarmantes: apenas 20% das vagas no mercado tech são preenchidas por mulheres; 58% das mulheres trans não têm qualquer formação técnica e 82% delas estão sujeitas a evasão escolar. A Descomplica, que possui a democratização do ensino em seu DNA, e o Grupo Cia de Talentos, que busca combater a desigualdade no mercado de trabalho, se uniram para encontrar uma solução para esses cenários.  

“Muitas mulheres não têm a oportunidade de estudar, menos ainda de fazer o curso que desejam. Nosso objetivo não é simplesmente combater isso, mas dar o caminho e as ferramentas necessárias para de fato trazer mudança”, diz Ricardo Araújo, diretor de Diretor de Negócios e Operações -  B2B.  

Durante a jornada, as contempladas passaram por trilhas de desenvolvimento profissional, palestras e rodas de conversas sobre carreiras e fórum para trocas de experiências e networking, conduzidas remotamente pelo time de especialistas do Grupo Cia de Talentos. Além disso, todas conquistaram uma bolsa de estudo de inglês 100% gratuita cedida pela EF Education First.   

Ana Paula Neves, atualmente cursa Ciência da Computação na Descomplica Faculdade Digital, é autista e conta que não teve oportunidade de estudar em um curso voltado à tecnologia devido à falta de inclusão e acessibilidade. “Na Descomplica eu recebi todo o apoio das Fadas (canal de atendimento), que logo se prontificaram a descobrir como me auxiliar da melhor maneira para que eu não me prejudicasse nos estudos”.  

No final de 2022, a iniciativa recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, que reconhece as boas práticas de gestão de diversidade e promoção de direitos humanos dentro de empresas.   

“Quando olhamos para o mercado de trabalho, vemos que há uma lacuna de grupos minorizados nas companhias. A proposta desta iniciativa é oferecer às mulheres cis, trans e travesti uma oportunidade de estudo e de desenvolvimento para que elas tenham mais oportunidades profissionais”, destaca Luana de Paula, sócia do Grupo Cia de Talentos.  

O Protagoniza Aí tem sido responsável pela mudança na vida de diversas candidatas, que com a ajuda das empresas puderam voltar a estudar ou iniciar os estudos. “Para uma mulher como eu, que veio do Nordeste e vive na comunidade, ter a oportunidade de fazer uma graduação me deu o poder de mostrar outros caminhos para familiares e amigos que não tiveram a mesma oportunidade”, conta Pâmela Leles, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Descomplica.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp