10/02/2023 às 13h06min - Atualizada em 11/02/2023 às 00h08min

Cinema Nosso oferece cursos gratuitos de Audiovisual, Jogos Digitais e de Mesa para jovens negras

Jovens negras da cidade do Rio de Janeiro poderão se inscrever nos cursos de cinema e jogos. O curso de roteiro para séries abrirá inscrições para todo o Brasil.

SALA DA NOTÍCIA Andressa da Hora
A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina com mais de dez mil jovens formados em seus cursos, começa o ano de 2023 com inscrições abertas para cursos gratuitos de Audiovisual, Jogos Digitais e Jogos de Mesa – voltados para mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas de 18 a 29 anos, através do projeto "Empoderamento e Tecnologia: Jovens negras no Audiovisual". As inscrições vão do até o dia 6 de março e podem ser feitas através do link. As aulas serão em formato híbrido, online e presencial, na instituição que fica localizada no bairro da Lapa, Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Visando promover o acesso democrático à produção, além de formação e empreendedorismo audiovisual, o Cinema Nosso oferece cursos como: Cinema de Ficção; Cinema de Documentário; Laboratório de Roteiro para Séries; Jogos de Mesa e Jogos Digitais. Anualmente, é escolhido um tema que prioriza o empoderamento negro, com o objetivo de trazer referências para a produção dos projetos. Neste ano, o tema escolhido foi “Escrevivências" e terá como inspirações obras da escritora Conceição Evaristo, evidenciando o seu conceito que ganhou grande notoriedade nos últimos tempos.

Vemos como de extrema importância ressaltarmos que, através da escrita, conseguimos expor as nossas experiências e vivências na sociedade enquanto mulheres negras e a cultura afro-brasileira como uma forma de resistência, sendo ferramenta para o processo de empoderamento”, conta Laís Muniz, Assistente Sênior de Formação Pedagógica do Cinema Nosso.

Todas as formações contarão com mentorias de gestão de carreira e workshops – que serão obrigatórios durante o curso. Para conclusão é necessário obter 75% de presença e a entrega do trabalho final.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que atua alinhada ao mercado audiovisual para reduzir as desigualdades sociais e proporcionar tecnologia e experiências de inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.

Foi criado em 2000, a partir da experiência do filme “Cidade de Deus” pelos diretores e atores do filme. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece iniciativas para crianças e jovens, com ênfase em programas de empreendedorismo e empregabilidade.

A instituição possui prêmios como o'11 th China International Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Conta também com metodologia premiada e certificada no “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019”, aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp