09/02/2023 às 19h06min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h08min

Diferente do Brasil, o sistema de compra de imóveis nos Estados Unidos o corretor trabalha junto ao cliente durante 100% das negociações.

SALA DA NOTÍCIA Sarah Ramires Cortez
Fazer uma escolha de um corretor, de forma consciente quando se quer comprar um imóvel nos Estados Unidos, é no mínimo um desafio árduo, que vai fazer total diferença no sucesso do seu negócio. Principalmente no quesito negociação. 
Levando em conta que as leis são diferentes e as normas que regem as vendas e locação de imóveis também são peculiares, o estrangeiro encontra pela frente algumas etapas a cumprir, a começar pesquisando a reputação da empresa/corretor que vai contratar. Há de se ter em mente que essa empresa passará a ser a sua maior fonte de informação e confiança durante todo o processo. 
Um corretor qualificado está por dentro de todas as normas que regem as vendas e locações de imóveis e, portanto, pode orientar corretamente o cliente para que elas sejam cumpridas. 
Paulo Schneider, empresário profissional, na área imobiliária comercial, residencial e corporativa com cerca de 30 anos de experiência, afirma que é fundamental escolher um corretor que esteja alinhado aos objetivos do cliente e consultar referências, pesquisar áreas de conhecimento, experiência, reputação e qualificações são fundamentais. Ele acrescenta que 95% dos corretores não são preparados completamente, pois muitos não se atualizam e comprometem o conhecimento em diversas áreas, pois é difícil encontrar, por exemplo, corretores que entendam do ramo residencial, comercial ou industrial, ou seja, são especializados apenas em um ramo. 
Entenda-se que o  corretor será a fonte de comunicação entre o cliente e seu projeto. Diferente do Brasil, o sistema de compra de imóveis nos Estados Unidos é organizado de modo que o corretor trabalha junto ao cliente durante 100% das negociações. Aí entra o fator que contribui muito  - um corretor fluente em ambas as línguas, pois o atendimento em português com certeza flui melhor, além de fazer entender melhor termos técnicos, regras e tributação. 
Algumas dúvidas de clientes estão relacionadas à confiança depositada no corretor. Fica a dica de Paulo Schneider: A experiência tem que ser sólida e comprovada. O bom profissional deve disponibilizar uma análise de mercado com comparativos de preços, quedas, aumentos e comportamento do mercado imobiliário; o bom profissional deve estar por dentro da tendência econômica da região onde se quer investir e deve ser um bom conhecedor da área (cidade) que atua. 
Em suma, ele, o corretor é quem vai cuidar de todo o processo, desde a melhor opção de negócios disponíveis, disponibilidade das propriedades, apresentação da mesma ( mesmo se o cliente encontrar-se fora dos Estados Unidos com mostras através de filmagens, detalhes do imóveis e vistoria), negociação, documentação, contrato e fechamento.  
Por isso, a escolha não é somente importante, é primordial! 
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 *Paulo Schneider, brasileiro da cidade de Saudades em Santa Catarina, mora nos Estados Unidos há 33 anos,  profissional na área Imobiliária Comercial, Residencial, Corporativa, Palestrante e Consultor de Oratória Pública para Executivos. Começou sua carreira em 1994 em Boston, Massachusetts como Mortgage Broker, tornou-se um dos maiores profissionais na área, alcançando reconhecimentos por vários anos seguidos como o melhor representante dentro da empresa com mais de 1800 profissionais, consequentemente conquistou o ápice entre os 200 melhores Mortgage Brokers do País. Dedica-se e atua  totalmente à área de venda de imóveis, residenciais, comerciais e corporativos. É um profissional altamente competente, com grande conhecimento em todas as áreas atuantes e dezenas de milhões em vendas anuais. Paulo Schneider acredita que o resultado de seu sucesso se dá pela alta qualidade de serviço prestado a todos os clientes, tanto que 99% das transações vêm de referências dos próprios clientes.
 
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