09/02/2023 às 10h29min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h00min

Gartner prevê que 70% dos líderes responsáveis pela contratação de serviços de TI terão objetivos alinhados à sustentabilidade até 2026

Sustentabilidade ambiental tornou-se uma das prioridades de negócios para os CEOs, exigindo um desempenho alinhado do fornecimento

SALA DA NOTÍCIA PLANIN
Até 2026, 70% dos líderes responsáveis por seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia (SPVM - de Sourcing, Procurement and Vendor Management, em inglês) terão em suas funções objetivos de desempenho alinhados à sustentabilidade ambiental, segundo nova pesquisa global produzida pelo Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
Para o Gartner, a sustentabilidade ambiental é hoje uma das dez prioridades dos os líderes empresariais e CEOs (Chief Executive Officers), exigindo que fornecedores de serviços de tecnologia também se adaptem às metas de desempenho ambiental definidas pelas organizações. “As novas diretrizes exigem que todos os elementos, incluindo fornecedores, se ajustem de acordo com os compromissos assumidos”, afirma Stephen White, Diretor Analista Sênior do Gartner. “O fornecimento, a contratação e a gestão de fornecedores devem se adaptar com urgência, incorporando o rigor da sustentabilidade em todas operações e objetivos.”

Sustentabilidade está se transformando em diferenciador competitivo para a seleção de fornecedores de TI — Alinhados com as demandas e valores do mercado, os fornecedores de tecnologia estão sendo impelidos a desenvolverem diferenciais competitivos em relação à sustentabilidade. Os analistas do Gartner avaliam que, até 2026, 75% das organizações priorizarão negócios com empresas de TI que tenham metas claras e cronogramas de sustentabilidade bem estruturados, substituindo fornecedores que não tem esse compromisso demonstrável.
“Organizações com metas de sustentabilidade perceberam que os fornecedores de tecnologia que fazem parte do seu ecossistema desempenham um papel significativo para seu sucesso”, diz White. Para o analista do Gartner, o fornecimento sustentável, a contratação e a gestão de desempenho são fundamentais para minimizar os impactos ambientais da tecnologia.  “Os líderes devem evitar deslumbramento por parte dos fornecedores e ficar atentos a qualquer movimento de greenwashing. É preciso, em vez disso, manter o foco e revisar continuamente os detalhes e resultados obtidos, validando o mérito e o desempenho desses fornecedores.”
A criticidade dos fornecedores de tecnologia com objetivos de sustentabilidade mal alinhados deverá ser identificada rapidamente pelos líderes e equipes de seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia. Em última análise, os serviços desses fornecedores precisarão ser reduzidos e novas alternativas encontradas.
“No futuro, a sustentabilidade será um driver padrão do processo de tomada de decisão”, afirma White. “Os líderes responsáveis pela seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia devem definir uma agenda de transformação a ser cumpridapor todos, permitindo o consumo sustentável de tecnologia ao executar responsabilidades com destaque à avaliação de fornecedores, compromissos de fornecedores contratados e gerenciamento de fornecedores.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp