09/02/2023 às 13h12min - Atualizada em 10/02/2023 às 00h00min

Varejo: a volta do básico e os benefícios do RFID

*Por George Millard

SALA DA NOTÍCIA Brenda Sena

Para aqueles que tiveram a oportunidade de estar em Nova York em janeiro na NRF 2023, ficou claro que os varejistas estão muito preocupados em fazer mais com menos. Os tempos difíceis da pandemia, que esperamos já ter passado, mais os desafios de produtividade, custos e mudanças no comportamento dos clientes ainda estão presentes. Embora, como sempre na NRF, a tecnologia estivesse em todos os lugares, o foco foi na automação que traz diminuição de custos, aumento de produtividade e velocidade com precisão para as operações. Em resumo, o “back to basics” ou fazer mais com menos.
Uma das principais tecnologias para ajudar na jornada por eficiência é o RFID (Radio Frequency Identification). A tecnologia revolucionou a indústria do varejo, fornecendo aos varejistas uma série de benefícios, como aumento de vendas e produtividade, redução de custos e prevenção de perdas. Na NRF, várias empresas demonstraram o uso do RFID no varejo, mostrando sua versatilidade e eficácia na otimização dos processos.
Como todos estão buscando fazer mais com menos, um dos principais benefícios da tecnologia para os varejistas é a redução de custos. A ferramenta elimina a necessidade de verificações de estoque manuais, reduz custos com mão de obra e aumenta a eficiência. Também ajuda a reduzir a quebra de gôndola e o excesso de estoque, levando a aumento de vendas e redução nos custos associados ao excesso de estoque.
O RFID tem mostrado aumento de produtividade nas operações de varejo e fornece dados de estoque em tempo real, permitindo que os varejistas tomem decisões assertivas sobre os níveis de estoque e posicionamento de produtos. Isso resulta em maior eficiência, bem como em melhoria na satisfação do cliente, já que os produtos são mais facilmente acessíveis e disponíveis em estoque.
A prevenção de perdas é outro importante benefício da tecnologia RFID, que permite rastrear o movimento de produtos por toda a cadeia logística e dentro de uma loja, fornecendo aos varejistas uma visão completa de seu estoque. Isso ajuda a reduzir furtos e garante que os produtos não sejam perdidos ou equivocadamente colocados em outro lugar.
Os benefícios do RFID também se estendem ao ponto mais crítico para os varejistas: aumento de vendas e margens, pois possibilita uma alocação assertiva dos produtos que na prática quer dizer produto certo, no local e hora certa, o que significa menor quebra e menos encalhe. Com isso, o varejista é capaz de aumentar suas vendas e margens com impacto direto no seu lucro.
Várias empresas já estão usando a tecnologia RFID para melhorar suas operações de varejo, incluindo Walmart, Zara e American Eagle Outfitters. No Brasil, empresas como Riachuelo e Renner implementaram a tecnologia RFID com grande sucesso. Como resultado de sua implementação de RFID, Riachuelo e Renner viram um significativo aumento nas vendas, diminuição nas quebras e encalhes e, consequentemente, aumento nas margens.
Outro aspecto interessante da tecnologia RFID é incrementar a experiência do cliente nas lojas. Uma maneira de alcançar isso é por meio da implementação de provadores inteligentes. Com a tecnologia RFID, os clientes simplesmente podem levar as roupas que desejam experimentar para provador, e a tecnologia atualiza automaticamente os dados de inventário, mantendo o controle do que foi levado para o provador e do que foi abandonado. Os clientes podem interagir com telas touchscreen no provador e ter acesso a todas as informações sobre o produto, suas características, cores e tamanhos, bem como assistir a vídeos do item específico sendo usado por um(a) modelo. Os clientes também podem interagir com os consultores de vendas da loja de dentro da cabine de prova, solicitando tamanhos e cores diferentes.
Do lado de fora, o pessoal de vendas pode acompanhar o que está no provador e sugerir outros produtos (up sale) com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas também ajuda na assertividade de alocação de produtos com dados de quantas vezes os produtos vão para o provador e vendas convertidas.
Outra forma de a tecnologia melhorar a experiência do cliente é por meio de um autoatendimento sem atrito. Com o RFID, os clientes podem simplesmente pegar os itens que desejam comprar e sair da loja sem precisar passar pelo processo de checkout tradicional. A tecnologia detecta automaticamente os itens que foram retirados e cobra na conta do cliente, proporcionando uma experiência de compras rápida e conveniente. Isso pode ajudar a reduzir as filas e os tempos de espera, tornando a experiencia de compras mais agradável para os clientes.
Concluindo, a tecnologia RFID oferece uma ampla gama de benefícios aos varejistas, incluindo redução de custos, aumento de produtividade, prevenção de perdas, aumento de vendas e margens e melhoria da satisfação do cliente.
Ela pode melhorar potencialmente a experiência do cliente nas lojas, fornecendo provadores inteligentes e autoatendimento sem atrito. Essas funcionalidades não apenas melhoram a experiência de compras em geral, mas também fornecem aos varejistas uma vantagem competitiva, ajudando a atrair e reter clientes.
Empresas que já implementaram o RFID viram melhorias significativas em suas operações e a tecnologia deve continuar a desempenhar um papel importante na indústria de varejo por muitos anos.

*George Millard é CEO Mozaiko Stefanini, empresa de software com soluções de otimização de processos para indústria, logística e varejo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp