25/09/2012 às 00h52min - Atualizada em 25/09/2012 às 00h52min

A beleza dos Jardins Desérticos

Com características áridas e secas, jardim desértico pode sim ser uma boa escolha para fazer um jardim na sua casa

Estilo Press

Para quem está planejando um paisagismo diferenciado, uma nova opção pode ser a paisagem árida do jardim desértico, com plantas xerófitas, que possuem formas geométricas intrigantes. Apesar de algumas pessoas olharem com desconfiança, o espaço alia beleza com ecologia, já que não necessita de muita água. Mas não se engane, escolher boas espécies e arriscar a montar um jardim desértico não é tão fácil quanto parece.

Os jardins desérticos têm como maior característica viver em solo muito arenoso e suportar temperaturas altas, por isso ele necessita de muito sol e pouca chuva. “Coberturas de apartamentos e residências com muita incidência de luz são os lugares mais indicados, mas esse tipo de jardim pode sofrer na época de chuvas.”, explica à paisagista Daniela Sedo. Outra característica que dá para notar, é o pouco verde que há em volta desse tipo de jardim, dificilmente vemos alguma porção de grama nos arredores de jardins desérticos, isso porque praticamente tudo é composto por areia e clima seco, onde esse tipo de planta mais se dá bem.

Algumas plantas desérticas são compostas por espinhos, o que facilita bastante quando se tem animais em casa que destroem hortas e jardins, além de evitar fazer sujeiras com a terra, já que basicamente o solo é a areia. Entre as plantas, Daniela indica Cactos em geral, Agave, Suculenta e Yucas.

Este estilo de jardim não precisa de muitos acessórios, mas, pode também ser composto por pedriscos brancos e vasos. “Quando pensamos em jardim desértico, o que notamos primeiro com toda certeza é sua aparência diferenciada, a palavra certa seria jardim exótico e que cai muito bem no ambiente certo.”, explica a especialista que também fala um pouco da manutenção desse jardim. “É um tipo de jardim que não tem muitas restrições na manutenção. O ideal é apenas tirar as folhas secas que tiverem a cada 03 semanas, e não pode encharcar de maneira alguma as plantas. A adubação pode ser trocada a cada 06 meses.”

Confira os projetos da paisagista e arquiteta no www.danielasedo.com.br

Segundo a paisagista Daniela Sedo é bastante diferente ter um jardim desértico em casa, mas não deixa de ser muito bonito


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »