08/02/2023 às 15h06min - Atualizada em 08/02/2023 às 16h08min
Núcleo de Inovação, em Sumaré, oferece curso de Introdução à Robótica para crianças e jovens de 11 a 15 anos
A robótica estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora fina, da lógica, das emoções, do intuitivo, da criação, das relações em grupo e do espírito de liderança
SALA DA NOTÍCIA M. Teixeira
Banco de Dados Sumaré/ São Paulo, fevereiro de 2023 – A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos e se tornou uma grande aliada nos estudos, tornando o aprendizado mais prazeroso e natural para crianças e adolescentes acostumados com o mundo digital. A robótica estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, gerando nos alunos a vontade de aprender sem medo de errar, explorando os conteúdos de forma divertida e auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora fina, da lógica, das emoções, do intuitivo, da criação, das relações em grupo e do espírito de liderança. Com a proposta de capacitar crianças e jovens de 11 a 15 anos, o Núcleo de Inovação/Introdução à Robótica e Cultura Maker está com inscrições abertas até 17 de fevereiro. O curso é totalmente gratuito e conta com o patrocínio da Villares Metals. Com carga horária de 128 horas em dois encontros semanais de duas horas cada, as aulas começam dia 27 de fevereiro. A lista final dos selecionados será divulgada até o dia 23 de fevereiro na página do facebook/instagram do projeto. A iniciativa objetiva preparar as habilidades das crianças e jovens para o futuro e inspirá-los a se tornarem pessoas confiantes para o resto da vida, além de incentivar a experimentação prática e aplicar o conhecimento para resolver problemas do mundo real. Na oficina, o aluno irá desenvolver habilidades em STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). As aulas terão como missão estimular autonomia, criatividade e senso crítico em crianças e adolescentes, além de mostrar que as áreas STEAM estão no dia a dia delas. O programa do curso parte do princípio que uma disciplina de matemática, por exemplo, conversa com história; que geografia conversa com educação física, e assim por diante. Está entre os objetivos preparar crianças e adolescentes parta serem os solucionadores de problemas e geradores de conhecimento, usando criatividade, lógica e senso crítico. Para Gilmar Vieira, da Quest/Zeppelin, realizadora do projeto, “a iniciativa visa posicionar o aprendiz como protagonista de um processo criativo que objetiva, sobretudo, solucionar problemas por meio de sistemas integrados, metodologia de projetos e pesquisa, abrindo um mundo de possibilidades nas quais a experimentação e os ensaios permitam caminhos e resoluções para os problemas apresentados pelo docente, estimulando o raciocínio crítico e desenvolvendo novas habilidades”. Serviço Fim das inscrições: 17 de fevereiro. Selecionados: 23 de fevereiro. Início das aulas: 27 de fevereiro. Local - Rua Dom Barreto, 1528 – Centro – Sumaré. Carga Horária: 128 horas, 2 encontros semanais de 2 horas cada. Turma 1: Segundas e Quartas, das 09h às 11h. Turma 2: Segundas e Quartas, das 13h30 às 15h30. Turma 3: Terças e Quintas, das 09h às 11h. Turma 4: Terças e Quintas, 13h30 às 15h30. Ficha Técnica Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Villares Metals. Apoio: Instituto Socioambiental Cenários Futuros. Realização: Quest/COOPCESP, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. Link de inscrição - https://forms.gle/9x9ci7EBx6ogNECs9 Mais informações: Telefone/Whatsapp (11) 99957-1817
https://www.instagram.com/nucleodeinovacaosm/
https://www.facebook.com/nucleodeinovacaosm/ Email: [email protected]