03/02/2023 às 10h47min - Atualizada em 06/02/2023 às 16h03min

Rodeio de Caminhões chega à 12ª edição e volta ao “modo raiz”

Iniciativa que valoriza a segurança operacional na distribuição de combustíveis terá novamente provas práticas disputadas em caminhões-tanque; Timão de Ouro, que reconhece os esforços das equipes que fazem o transporte fluvial de combustíveis, apresenta sua 3ª edição

SALA DA NOTÍCIA Andrea Keiko Agune
Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil
Divulgação
A Raízen, licenciada da marca Shell, realiza entre os meses de fevereiro e junho, a 12ª edição do Rodeio de Caminhões. A competição premia os motoristas de caminhão que melhor performarem em provas teóricas e práticas voltadas à educação e à segurança no trânsito, preceitos que embasam a política de Zero Acidentes da companhia.

Maior programa de reconhecimento em segurança rodoviária do Brasil, o Rodeio de Caminhões é destinado aos mais de 5,5 mil motoristas de empresas prestadoras de serviços que realizam as operações de transporte de produtos da Raízen, envolvendo uma frota com cerca de 3,3 mil caminhões e mais de 200 milhões de quilômetros rodados a cada ano-safra.

“A 12ª edição do Rodeio de Caminhões é marcada pela volta das provas práticas nas eliminatórias regionais sendo realizadas no formato presencial em caminhões-tanque. É uma volta ao modo raiz já que, desde 2020, as provas estavam sendo realizadas em simulador devido às restrições da pandemia de Covid-19”, explica o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez.

Depois de selecionados entre os 5 mil motoristas que fazem parte das operações de transporte de combustíveis da Raízen, competirão nas etapas regionais 200 profissionais nesta edição, que atuam em cerca de 40 transportadores parceiros da Raízen. Serão quatro etapas regionais – mobilizando motoristas de caminhão – nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que serão disputadas entre fevereiro e abril deste ano.

A largada desta edição ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Curitiba (PR). A seguir, a região Sudeste receberá duas eliminatórias: a primeira nos dias 3 e 4 de março, em Americana (SP), e a segunda nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). A última fase eliminatória será em Camaçari (BA), nos dias 14 e 15 de abril.  Cada etapa regional classificará os três melhores motoristas que, depois, participarão da grande final concorrendo a prêmios como um carro zero quilômetro, uma moto de 250 cilindradas e um kit com televisão e Home Theater.

As provas
Em formato de competição, os motoristas de caminhão-tanque serão desafiados a mostrar suas habilidades realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 7 minutos. São eles: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada. Eles também serão avaliados em testes teóricos sobre as rotinas operacionais seguras.

Na grande final do Rodeio, com data e local a serem definidos, as provas práticas acontecerão em simuladores de circuito parametrizado fornecidos pelo SEST SENAT, com as diretrizes de direção segura adotadas pela Raízen.

A 12ª edição do Rodeio de Caminhões tem o patrocínio de Maxtrack, Carraro Seguros, R&G Solution, Cosan Corretora, Shell Box, Shell Lubrificantes, TSI, Apta e Grupo MedNet.

Timão de Ouro, com 50 participantes, apresenta a sua terceira edição

A Raízen não valoriza apenas a segurança no transporte nas estradas brasileiras. A empresa também reconhece o esforço das tripulações que fazem o transporte fluvial de combustíveis, obedecendo a todos os protocolos de segurança. O Timão de Ouro, que está em sua terceira edição, acontece entre fevereiro e maio, reunindo as tripulações que realizaram suas operações com a máxima segurança exigida pela companhia. Esse programa conta com apoio da Hams Válvulas de Pressão e a Engeboat Projetos Navais.

Ao todo, participam desta edição mais de 4 equipes, que são separadas em duas categorias, que são a V-Power e a Racing. Na V-Power, participam as tripulações que fazem as operações de transferência nos rios Madeira, Amazonas e Tapajós, e contarão com provas teóricas on-line sobre legislação, normas e procedimentos da área fluvial e simulados práticos de emergência, sendo eles Homem ao Rio, Atracação no porto/Terminal e combate ao incêndio. Já na categoria Racing, comandarão as tripulações que atuam em Belém (PA), Madre de Deus (BA) e Rio Grande (RS) e Rio de Janeiro (RJ), legislação, normas e procedimentos da área fluvial e marítima. Os vencedores serão conhecidos em maio deste ano, e as premiações deste incluem o Timão de Ouro (troféu dourado) para a tripulação vencedora, viagem com a família para um resort, premiação em dinheiro e brindes.

Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 43 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp