03/02/2023 às 10h53min - Atualizada em 06/02/2023 às 16h03min

Raízen dá a largada para a 12ª etapa do Rodeio de Caminhões em Curitiba (PR)

Maior programa de reconhecimento em segurança rodoviária do País é promovido pela Raízen e a competição terá a volta das provas práticas no formato presencial em caminhões-tanque, após três anos de utilização de simuladores

SALA DA NOTÍCIA Andrea Keiko Agune
Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil
Divulgação
A Raízen, licenciada da marca Shell, promove nos dias 3 e 4 de fevereiro, a primeira etapa da 12ª edição do Rodeio de Caminhões. A competição tem como objetivo reconhecer e premiar os motoristas de caminhão com melhor desempenho em provas teóricas e práticas voltadas à educação e à segurança no trânsito, preceitos que embasam a política de Zero Acidentes da companhia. A etapa terá como anfitriã a Budel Transportes, e será realizada no Pavilhão do Parque Barigui, em Curitiba (PR).

“O Rodeio de Caminhões é uma tradição na Raízen e já é reconhecido como o maior programa de reconhecimento em segurança rodoviária do Brasil”, destaca o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez, que completa que “neste ano teremos a volta das provas práticas no formato presencial sendo realizadas em caminhões-tanque. É uma volta ao ‘modo raiz’ já que, desde 2020, as provas práticas estavam sendo realizadas em simulador devido às restrições da pandemia de Covid-19”.

O Rodeio de Caminhões é destinado aos mais de 5,5 mil motoristas de empresas prestadoras de serviços que realizam as operações de transporte de produtos da Raízen, envolvendo uma frota com cerca de 3,3 mil caminhões e mais de 200 milhões de quilômetros rodados a cada ano-safra.

Depois de selecionados entre os 5.500 motoristas que fazem parte das operações de transporte de combustíveis da Raízen, competirão nas etapas regionais 200 motoristas nesta edição, que atuam em cerca de 40 transportadores parceiros da Raízen. Em cada etapa regional serão qualificados os três melhores motoristas que farão parte dos 50 melhores a competir na grande final.

Depois de Curitiba, o Rodeio de Caminhões terá mais três rodadas regionais: nos dias 3 e 4 de março a competição chega em Americana (SP) e nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). A última eliminatória ocorrerá em Camaçari (BA), nos dias 14 e 15 de abril. 

As provas
Em formato de competição, os motoristas de caminhão-tanque serão desafiados a mostrar suas habilidades realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 10 minutos. São eles: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada, além de serem submetidos a testes teóricos das rotinas operacionais.

A 12ª edição do Rodeio de Caminhões tem o patrocínio de Maxtrack, Carraro Seguros, R&G Solution, Cosan Corretora, Shell Box, Shell Lubrificantes, TSI, Apta e Grupo MedNet. Já a etapa regional, conta com apoio da Scania - Cotrasa, Iveco,- Florença, Randon, AGIS Corretora, MedNet, Trucks Control, Bridgestone Pneus e Michelin.


Serviço:
12ª Edição do Rodeio de Caminhões
Datas: 3 e 4 de fevereiro de 2023
Local – Budel Transportes (endereço)

 
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de mais de 43 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp