02/02/2023 às 16h41min - Atualizada em 03/02/2023 às 04h04min

Residencial para pessoas idosas promove a redução do sedentarismo por meio da dança sentada

Cristiane Moreira, fisioterapeuta do residencial Casa São Luiz, no Rio de Janeiro, mesmo com limitações que podem vir com a idade é preciso fugir do sedentarismo

SALA DA NOTÍCIA Redação
Magda Pinheiro
 

Dançar está no DNA do brasileiro e com a chegada do Carnaval o corpo fica ainda mais em movimento. No entanto, há quem, com o avanço da idade, deixe a prática de lado por achar que não consegue mais “balançar o esqueleto”. A boa notícia é que, sim, é possível e necessário continuar dançando. De acordo com Cristiane Moreira, fisioterapeuta do residencial para idosos Casa São Luiz, localizado no Rio de Janeiro, mesmo com limitações que podem vir com a idade é preciso escapar do estágio sedentário.

 

– O comportamento sedentário pode favorecer o declínio cognitivo, promover maior risco de mortalidade e doenças cardiovasculares, além de estar diretamente associado à uma baixa qualidade de vida das pessoas idosas. A inatividade física caracteriza-se por não alcançar as recomendações relacionadas às práticas de atividade física recomendadas pelos órgãos de saúde pública – explica a especialista.

 

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, a inatividade física caracteriza-se por não alcançar as recomendações relacionadas às práticas de atividades físicas recomendadas pelos órgãos de saúde pública. Uma alternativa é a dança sentada, prática adaptada às necessidades das pessoas idosas e introduzida no Brasil no final da década de 70 com foco em saúde física e mental e, consequentemente, longevidade. 

 

– No campo terapêutico, a dança sentada, além de promover a integração e a socialização dessas pessoas, proporciona mudanças positivas no organismo como um todo. Por isso, os residenciais para pessoas idosas têm um papel muito importante nesse aspecto, para sair do estereótipo enraizado no tocante ao isolamento social e inatividade física e mental dos seus residentes – conta Cristiane que aplica a dança sentada em atividades fisioterapêuticas na Casa São Luiz, residencial para pessoas idosas mais antigo do país.

 

A dança sentada pode ser realizada por pessoas com pouca mobilidade, cadeirantes, limitações físicas e idade avançada. A atividade deve ser supervisionada sempre por profissionais qualificados. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp