30/01/2023 às 13h57min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h00min

Onde e quando passear com o recém nascido pela primeira vez?

Passeios com recém nascidos, de acordo com médicos e especialistas é cheio de cuidados e precauções. O bebê de 1 mês de vida ou ainda com alguns dias de nascido, por exemplo, pode dar passeio rápido no playground do condomínio

SALA DA NOTÍCIA Gabriela de Souza
Pexels.com

Muitas mamães até confundem o período de resguardo como uma espécie de “férias”, ou até acreditam que ao entrar de licença maternidade irá descansar bastante em casa. 

 

Mas a verdade é que você vai se cansar e logo vai desejar muito sair de casa com o bebê. Afinal de contas, não é tão difícil levar um bebezinho para onde você for, não é mesmo?

 

Mas calma que não é bem assim. É por esse motivo que vamos responder às maiores dúvidas sobre esse assunto neste conteúdo.

 

Quando pode passear com RN?

Passeios com recém nascidos, de acordo com médicos e especialistas é cheio de cuidados e precauções. 

 

E a verdade é que os passeios propriamente ditos, em locais bem movimentados devem acontecer após os três meses, devido às vacinas, já que até lá, estas já terão sido administradas.

 

Passeios em festas, supermercados e locais semelhantes também precisam acontecer após os três meses.

 

Calma que você não precisa aguardar até o terceiro mês de vida do bebê para passear em certos locais, que logo falaremos mais.

Onde sair com bebê de 1 mês?

O bebê de 1 mês de vida ou ainda com alguns dias de nascido pode dar passeio rápido no playground do condomínio. 

 

Passeios em parques públicos ao ar livre em geral podem acontecer antes do primeiro trimestre de vida do bebê.

 

Muitas mães acabam optando por levar o bebê para passear em um carregador de bebê tipo sling, o que é muito benéfico pois o acalma bastante.

 

Todavia, é preciso salientar que em tempos endêmicos, é necessário se precaver até mesmo em locais públicos ao ar livre. Por exemplo, com o uso de álcool gel e máscaras, e ainda certos cuidados com as pessoas.

 

Por exemplo, não é nada interessante e ideal receber uma visita de uma pessoa com sintomas de gripe. 

 

E ainda que não esteja, nos primeiros dias de vida, pode ser bastante assertivo o uso de máscaras, bem como de álcool gel. Não esqueça de que até os três meses o bebê ainda não tomou uma quantidade de vacinas relevantes, ok!

 

É perigoso sair com recém-nascido?

Não é perigoso e nem tampouco faz mal, caso tudo seja planejado com cautela e precaução. Além de tudo mencionado até aqui, você não pode esquecer nenhum item de cuidado do bebê dentro da bolsa. 

Aliás, a bolsa do bebê exige muita atenção em seu preparo, já que não se pode esquecer fraldas, trocas extras de roupas e ainda o kit de higiene (nunca se sabe se haverá um banho extra fora de casa ou na casa da vovó né).

E as visitas?

É expressamente recomendado que elas aconteçam após os três meses de vida do bebê. E o motivo é o mesmo já citado: as vacinas.

 

No entanto, nota-se que muitas famílias seguem isso não em sua totalidade, optando por permitir de um modo mais “livre” a visita de alguns familiares apenas.

 

Essa questão é você pai e mãe quem decide. E esta recomendação médica independe do período de pandemia que estamos vivenciando desde o ano de 2020. 

 

Até porque uma gripe comum precisa ser evitada em um recém nascido, imagine outras doenças?

 

Você pode estar se perguntando sobre as visitas ainda na maternidade. E estas sim são bem mais delicadas. E em sua maioria nem devem acontecer, principalmente do “novo normal” que estamos vivendo.

 

Algumas maternidades permitem apenas a presença e visita dos avós do bebê.

 

Mas independente de onde a visita for realizada, é necessário que quem for visitar tome alguns cuidados, como os citados abaixo:

 
  • As visitas devem ser de parentes próximos, pessoas da família, sempre com verificação da própria saúde. O uso de máscara é bastante indicado, bem como o álcool gel. Não visite um recém nascido caso esteja com sintomas de doença respiratória.
  • O tempo de visita é de no máximo 20-30 minutos, respeitando o momento de descanso do bebê e da mãe.
  • Higienize as mãos para tocar no bebê
  • Receba os convidados em local ventilado e com tranquilidade sonora. O bebê precisa ser mantido no cantinho dele, seja o próprio quarto ou o quarto dos pais.
  • Cuidado com os palpites. Respeite a nova mulher que a mãe do bebê está se tornando, inclusive, disponibilize a ela o momento de se recolher para amamentar o recém nascido, caso seja necessário.


 

Concluindo, onde e quando passear com o recém nascido pela primeira vez será você quem vai decidir. Mas o melhor é que isto aconteça somente entre pessoas de convívio diário do bebê (pai, mãe) e em parque público, ao ar livre.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp