31/01/2023 às 09h30min - Atualizada em 31/01/2023 às 16h12min

Novo ano, muitas promessas e os cuidados preventivos são a melhor estratégia para um 2023 com mais saúde

Com foco em estilo de vida e fatores de risco, a saúde preventiva é mais barata e acessível para quem busca por mais qualidade de vida

SALA DA NOTÍCIA Anne Elise de Oliveira Candal Pinheiro
https://www.sabin.com.br

A gente sempre pensa em saúde quando percebe que a nossa não está bem, normalmente, são os sintomas do corpo que nos levam a procurar um médico. Esse é o paradigma que a saúde preventiva promovida pelo modelo de atenção primária a saúde busca quebrar. 

Compreender a saúde para além da doença é o primeiro passo nessa construção. “A gente precisa entender e relacionar saúde com o bem-estar físico, mental e social, que é o conceito promovido pela Organização Mundial de Saúde há décadas”, explica o coordenador médico da Amparo Saúde, empresa do Grupo Sabin, Lucas Gurgel Tiso. 

“É um fato, investir em não adoecer é muito mais barato e saudável para as pessoas, a saúde preventiva reduz riscos à saúde e aumenta a qualidade de vida”, complementa o médico. 

“A saúde é uma construção diária e individual, cada decisão tomada impacta de alguma forma na saúde. Um exemplo disso vimos durante a pandemia de COVID-19. Mesmo quem não contraiu o coronavírus teve sua saúde impactada pelo cenário e as mudanças adaptativas que ele gerou, essas mudanças geraram queda na qualidade vida, stress e em muitos casos algum tipo de adoecimento físico ou mental”, ressalta ele. 

Mudanças adaptativas acontecem o tempo todo ao longo da vida, cada fase traz seus desafios e necessidades, e lidar com isso requer estratégias e cuidados para garantir a manutenção da qualidade de vida. Por isso é tão importante entender a necessidade do acompanhamento da saúde ao logo da vida, que é a proposta do modelo de atenção primária a saúde. 

O especialista responsável por esse tipo de acompanhamento é o médico de família. Em conjunto com uma enfermeira de família e o suporte de uma equipe multidisciplinar, esse profissional pode apoiar um indivíduo na análise de sua rotina e estilo de vida para levantar os principais riscos à saúde. Desta forma é possível oferecer orientações adequadas e compatíveis para a adoção de práticas mais saudáveis.  

“As pessoas ainda estranham quando a gente traz a ideia de riscos. Uma pessoa sem sintomas clínicos, se sente muito saudável e acredita que não tem problemas com a sua saúde. É fundamental entender os riscos que o estilo de vida da pessoa, o ambiente onde ela está inserida e as predisposições que ela possui, podem afetar a sua saúde”, explica Lucas. 

“É uma noção mais ampla e integral do paciente que, como médico de família, conseguimos ter na medida em que fazemos o seu acompanhamento. Com isso podemos planejar estratégias que mitiguem ou minimizem esses riscos e até mesmo acompanhar como isso vai se desdobrar e como os recursos de saúde que temos podem apoiar o paciente ao longo da sua vida. Muitos desses riscos podem em algum momento desencadear doenças e seu agravamento comprometer seriamente a qualidade de vida de uma pessoa”, alerta Lucas.  

Por isso, quem busca por mais qualidade de vida, pode encontrar no modelo de Atenção Primária a Saúde (APS) – por meio do acompanhamento de um médico de família e sua equipe - um importante aliado na gestão da sua saúde, com suporte e análise técnica e científica para traçar metas, de acordo com o contexto, riscos e necessidades individuais para promover uma vida com mais saúde e bem-estar. 


 

Amparo Saúde | Empresa do Grupo Sabin, oferece suporte a gestão da saúde de grupos populacionais e serviços de atenção primária a saúde, para o cuidado integral, com programas desenvolvidos para prevenir doenças, realizar diagnósticos precoces e personalizar o tratamento, para que ele se encaixe perfeitamente na rotina de cada pessoa.   

Grupo Sabin | Fundado em Brasília (DF), em 1984, pelas bioquímicas Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, o Grupo Sabin  possui 350 unidades de atendimento, em 15 estados e no Distrito Federal e atende em média 6,5 milhões de clientes/ano.  Além da medicina diagnóstica, a empresa atua por meio da Plataforma integradora de serviços de saúde, Rita Saúde, lançado em 2021. No mesmo ano, ampliou sua atuação para a Atenção Primária à Saúde, por meio da Amparo Saúde. 

  

Para mais informações à imprensa | FSB Comunicação 

Anne Candal Pinheiro| [email protected] | (11) 97642.8090 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp