30/01/2023 às 09h17min - Atualizada em 31/01/2023 às 16h06min

Aprenda os segredos do churrasco americano com carne defumada em curso de um dia

O tradicional churrasco americano possui um sabor próprio desde os temperos até os acompanhamentos, mas o principal segredo está no modo de preparo: a defumação

SALA DA NOTÍCIA WR Comunicação
www.wrimprensa.com.br
Divulgação

A escola de alta gastronomia Chef Gourmet Santo Amaro lançou este mês um curso especial para os amantes de churrasco: American Barbecue com técnicas de defumação. Com duração de um dia inteiro, das 7h45 às 18h, o curso é 100% prático e vai preparar os amantes da gastronomia para dominar todas as etapas do processo. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas e o curso será ministrado somente a cada dois meses.

Logo após o café da manhã em estilo americano, os participantes terão uma introdução ao mundo do american barbecue, conhecerão os tipos de lenhas utilizadas para a defumação, dry rubs, molhos barbecue, cortes e acompanhamentos tradicionais, além das técnicas e dicas exclusivas do Chef e professor Jefferson Almeida dos Santos, formado em gastronomia, com especialização em charcutaria, defumação e american barbecue.

“Além de saboroso, o american barbecue tem um elemento muito especial, que é o fato de ser preparado lentamente. Ele é ideal para reunião familiares, encontros de amigos, quer dizer, momentos intimistas de muita descontração e felicidade. Neste curso, além de aprender a dominar o pitsmoker, equipamento exclusivo para defumação de carnes e outros alimentos”, explica Maria de Lourdes, diretora da escola.

Apesar de o american barbecue só poder ser feito em pitsmoke, os alunos também aprenderão a simular a preparação de alguns cortes em churrasqueiras convencionais, utilizando lenhas específicas para adicionar o sabor da fumaça.

O trunfo do churrasco americano: carne defumada

A crocância da superfície, a maciez interna da carne e sabores especialmente marcantes. Esses elementos são, ao mesmo tempo, as características e o trunfo do american barbecue. O segredo é que a carne é defumada em baixa temperatura, em meio a fumaça da lenha de árvores frutíferas e castanheiras. Esse método é conhecido pelo termo Low and Slow (baixo e lento), quer dizer, a carne é preparada com temperatura baixo e com duração.

“Os americanos não grelham as carnes como nós brasileiros: eles defumam o churrasco. As lenhas mais utilizadas são de árvores frutíferas e castanheiras, sendo que aqui no Brasil utilizamos muito as macieiras, noz pecan, lichia, goiabeira, laranjeira, jabuticaba, amora, mas as tradicionais são as lenhas de macieira e pecan, por serem mais fáceis de encontrar. Mas vale destacar que o calor propriamente dito vem do carvão convencional A lenha específica é adicionada somente para dar sabor e coloração a carne. A macieira deixa a defumação mais intensa e escura em comparação com a noz pecan” explica o Chef Jefferson.

De acordo com o Chef, os cortes de carnes também são diferentes. No churrasco brasileiro, normalmente, são utilizadas as partes traseiras do boi, por serem mais macias e ficarem prontas mais rápido. Já os americanos utilizam a parte dianteira, que são mais firmes. O motivo disso é porque o processo de defumação pode durar até 14h para que a carne fique no ponto e extremamente macia.

“O principal segredo da defumação no american barbecue é o controle de duas variáveis principais: o controle da temperatura e do tempo de preparo. Nesse sentido, vale chamar atenção para o fato de que cada corte, ponto e espessura exige um controle diferente. Além dos molhos e acompanhamentos tradicionais, os alunos aprenderam todos esses destalhes em um dia inteiro de curso, enquanto preparamos carnes deliciosas para degustarmos juntos no fim do dia”, finaliza o Chef Jefferson.  

Inscrições para o curso de American Barbecue com técnicas de defumação

Os interessados podem fazer as inscrições diretamente na Chef Gourmet Santo Amaro por meio dos contatos abaixo:

End.: Avenida João Dias, nº 71, Santo Amaro, a cinco minutos da estação de metrô Alto da Boa Vista.

Tel.: (11) 5521-9100.

WhatsApp: (11) 91416-2670

E-mail: [email protected]

Instagram: @chefgourmetsantoamaro.

Site: www.chefgourmetsantoamaro.com.br

 

Sobre a Escola Chef Gourmet

Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao longo dos últimos anos, a Escola Chef Gourmet vem construindo uma história de sucesso com unidades em todas as regiões do Brasil. Atualmente a Chef Gourmet conta com mais de 80 franquias, cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp