28/01/2023 às 22h02min - Atualizada em 31/01/2023 às 16h05min

Você já ouviu falar em Pectus?

Especialista Hérika de Abreu explica sobre a anomalia e o procedimento de intervenção cirúrgica 

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
A Cirurgião Torácica Hérika de Abreu informa que o Pectus não é apenas uma questão estética - Foto: Digital Fisher MED
Pectus é uma anomalia na caixa torácica conhecido também como "peito de sapateiro" ou "peito de pombo". Essa deformidade no tórax é ocasionada pelo crescimento anormal nas cartilagens das costelas. Pectus é mais comum ocorrer em homens e raramente em mulheres, atingindo cerca de 1% da população mundial.

O Pectus é apenas uma questão estética?

“Definitivamente, não. Pode causar sintomas como cansaço, fadiga, taquicardia ou arritmia, vertigem, perda de resistência durante esforço, infecção respiratória”, informa a Cirurgiã Torácica Hérika de Abreu

O Pectus é diagnosticado visualmente pelo Cirurgião Torácico e, dependendo do caso, o especialista pode pedir raio-x, ecocardiograma e tomografia.

“Exames de Ressonância do Tórax ou Tomografia conseguem medir o índice de Haller, que é a medição do grau de severidade da alteração da parede torácica. Seu valor esperado é em torno de 2,5, acima disso, quanto mais alto, mais severa a repercussão”, informa a médica Hérika de Abreu

A criança já nasce com essa patologia, tornado-a mais visível e evidente na adolescência, fase que a cirurgia é mais recomendada. Em até 25% dos casos existe herança familiar, ou seja, o paciente pode ter antecedente na família.

Idade para cirurgia de Pectus

O tratamento cirúrgico do Pectus vai depender da análise minuciosa do Cirurgião Torácico. No geral, o maior desenvolvimento da deformidade acontece entre os 8 e 14 anos. A cirurgia é realizada durante a adolescência e perto da fase adulta.

Mas, um idoso ainda pode fazer a cirurgia corretiva de Pectus?

“Cada caso é um caso. É preciso ter a análise médica, pois, o idoso é mais sujeito a ter osteopenia e tem muita calcificação nas cartilagens costais”, afirma a cirurgiã.  "Nos seniores (idosos) existem especialmente indicação quando tem repercussão funcional, compressão do coração, demais sintomas cardiovasculares, palpitação, fadiga, baixa tolerância aos esforços físicos. Estudos mostram a melhora na qualidade de vida após a cirurgia nesses casos de pessoas mais velhas e sintomáticas", conclui. 

Pouca gente sabe, mas, a cirurgia de Pectus pode ser feita em hospital universitário e por plano de saúde.

Colaborou com a matéria a Cirurgiã Torácica Hérika de Abreu – Clínica M-Tórax (Recife/PE)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp