30/01/2023 às 16h17min - Atualizada em 31/01/2023 às 16h01min

TMG apresenta estudo sobre resistência a nematoide de cisto da soja

A convite da Gencove, empresa participou do PAG 30, nos EUA, e contou com palestrante no maior e principal evento de genética de plantas do mundo

SALA DA NOTÍCIA Renan Pereira e André Guerra
TMG apresenta estudo sobre resistência a nematoide de cisto da soja

A convite da Gencove, empresa participou do PAG 30, nos EUA, e contou com palestrante no maior e principal evento de genética de plantas do mundo

A TMG – Tropical Melhoramento e Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que trabalha para entregar inovação ao campo – compareceu entre os dias 13 e 18 de janeiro de 2023 ao “Town & Country Resort and Conference”, em San Diego–Califórnia, para participar do PAG 30 (Plant & Animal Genome Conference), evento anual que conta com fóruns e palestras sobre genética de plantas e animais sessões de pôsteres, exposições e workshops.

João Vitor Maldonado, melhorista em genética molecular na TMG, apresentou os resultados de uma pesquisa feita a partir da compilação de dados de sequenciamento genético com auxílio de uma plataforma fornecida pela Gencove, empresa norte-americana de análises de genoma. Segundo ele, a Gencove fornece um sistema de imputação de dados que é utilizado para aumentar a quantidade de informações genômicas geradas por sequenciamento. “Por meio dessa plataforma, fizemos estudos genéticos mais aprofundados e identificamos uma região do genoma da soja altamente relacionada com a resistência genética das plantas a uma das versões mais agressivas do nematoide de cisto da soja. Com isso, por meio de marcadores moleculares, vamos contribuir com o Programa de Melhoramento Genético da TMG, a fim de desenvolver cultivares com maior resistência a esse patógeno, beneficiando a agricultura”.

O nematoide de cisto da soja – NCS (Heterodera glycines Ichinohe) é registrado em dez estados (MG, MT, MS, GO, SP, PR, RS, BA, TO e MA) e estima-se que esteja presente em cerca de 2 milhões de hectares de plantações de soja no Brasil. Trata-se de um patógeno que penetra nas raízes da planta e dificulta a absorção de água e nutrientes, reduzindo o número de vagens, o que provoca clorose e reduz a produtividade.

“O PAG 30 foi importante, também, para estreitarmos ainda mais nossa colaboração com a Gencove, que continuará como parceiros em novos projetos de identificação de importantes genes da soja, milho e algodão. Além disso, foi muito relevante para acompanharmos palestras e recentes estudos realizados nos principais centros de pesquisa do mundo sobre genética de plantas. Por fim, pudemos prospectar empresas fornecedoras de tecnologias com potencial de contribuírem com as atividades da TMG no Brasil”, finaliza Maldonado.

Sobre a TMG  
A TMG – Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho trabalha para entregar inovação ao campo, contribuindo para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. Em 2021, completou 20 anos de atuação em todo o Brasil. A matriz da TMG está localizada em Cambé (PR), e tem unidades nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul, principais regiões produtoras brasileiras com ensaios e experimentos de campo. Na safra 2020/21, conquistou a liderança do mercado de algodão, segundo a pesquisa BIP®️ Algodão da Spark. A empresa possui parceria comercial e cooperação técnica com as principais companhias multinacionais do segmento. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp