27/01/2023 às 16h41min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h10min

Alphaville celebra Dia do Engenheiro Ambiental e destaca legado de qualidade de vida e saúde

Empresa tem equipe própria de Engenharia Ambiental, iniciativa exclusiva que permite à urbanizadora dar ainda mais atenção aos cuidados com o meio ambiente e em como suas ações podem impactar positivamente na vida das pessoas

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Equipe de engenharia ambiental da Alphaville. Foto: Grupo Alphaville.
Em 31 de janeiro é celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental e a Alphaville, líder em empreendimentos horizontais no Brasil, destaca a importância desses profissionais para a sociedade, especialmente no setor de urbanismo. As iniciativas em favor da preservação e da educação ambiental são prioridade para a companhia e um dos diferenciais da Alphaville é contar com uma equipe própria de engenharia ambiental.

Composta por 11 engenheiros ambientais, sendo sete presencialmente nas obras dos empreendimentos e quatro na sede da companhia, essa equipe promove programas de preservação de fauna e flora, recuperação de áreas verdes degradadas, resgate de sítios arqueológicos e melhorias no entorno das regiões dos residenciais. Além de atuar para assegurar que não apenas seus moradores, mas toda a comunidade do entorno dos residenciais possam ter um contato saudável com o meio ambiente.
 
O papel de um engenheiro ambiental é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os riscos aos espaços verdes. Eles contribuem com soluções de materiais e produtos com menor impacto ambiental e visam uma construção sustentável. De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM) junto ao Sistema CONFEA/CREA, existem hoje, no Brasil, mais de 14 mil profissionais habilitados.
 
No país, a profissão do engenheiro ambiental foi regulamentada a partir da década de 1990. A Fundação Universidade do Tocantins foi a primeira a iniciar a graduação para a formação de engenheiros ambientais em 1992. A estimativa atual é de que existam cerca de 300 cursos oferecidos com qualificação para Engenharia Ambiental. Eles contribuem para que as legislações ambientais sejam respeitadas.
 
“Na Alphaville, vamos além do cumprimento das exigências e requisitos legais. Colocamos nossos profissionais em campo para garantir que as obras estejam em conformidade com a lei, para identificar oportunidades de melhorias, buscar fornecedores qualificados e também estabelecer ações educacionais com os profissionais e com a comunidade. Ter um time próprio nos permite buscar engenheiros ambientais que estejam em sintonia com essa proposta”, afirma Tatiana Nosé, gerente de meio ambiente da Alphaville.
 
Ela destaca ainda que a empresa atua pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. “Direcionamos nossa equipe para trabalhar de forma a integrar as pessoas com a natureza, proporcionando qualidade de vida e saúde para as gerações atuais e futuras e ao mesmo tempo olhando para a preservação ambiental", afirma.
 
Um importante aspecto dos trabalhos da equipe de meio ambiente da Alphaville é o diálogo com pessoas. São desenvolvidos programas de comunicação social com as comunidades locais dos empreendimentos, ou seja, não apenas os moradores adquirem aprendizado sobre os cuidados com a natureza, mas também trabalhadores das obras e a população das regiões por meio de cursos de capacitação.
 
Um exemplo de iniciativa econômica e sustentável é projeto social na área rural de Monte Gordo, nas proximidades do Alphaville Guarajuba, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, que capacita mulheres com foco no reaproveitamento artesanal de Junco, uma vegetação local.
 
Com investimento da Alphaville, o projeto ensina os benefícios do material, vindo das lagoas próximas, além do tratamento, confecção do artesanato, design dos produtos e acompanhamento dos trabalhos, o que gera oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento da economia da região.
 
No dia a dia, a equipe de engenharia ambiental atua em conjunto, principalmente, com os engenheiros civis e técnicos de segurança das obras. A presença diária dos profissionais durante toda a preparação e execução da obra permite um trabalho realmente integrado, com todo o time olhando para a proteção ambiental.
 
“Estimular a viabilidade do meio ambiente, sobretudo em áreas residenciais onde as pessoas podem ter um contato saudável e adequado com a natureza, é prioridade da Alphaville. A equipe de engenharia ambiental da companhia compreende a busca das pessoas hoje por saúde e qualidade de vida, e a concepção ambiental bem estruturada favorece para isso”, finaliza Nosé.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp