26/01/2023 às 11h22min - Atualizada em 28/01/2023 às 00h09min

Asia Shipping é líder no trade da Índia para América Latina

A expectativa da empresa é que o país asiático assuma cada vez mais relevância no comércio exterior global

SALA DA NOTÍCIA Elida Goncalves
Ao completar dez anos de atuação na Índia com seis escritórios próprios, a Asia Shipping, multinacional brasileira especializada na integração de cargas em diversos modais, comemora a liderança entre os agentes de carga no trade Índia/América Latina, com a movimentação de 15 mil TEUs de janeiro a novembro de 2022, o que representa um incremento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Segundo o Diretor de Vendas da Asia Shipping, Rafael Dantas, a Índia é um mercado em crescimento, que tende a ocupar uma posição cada vez mais relevante no comércio exterior global. “Nossa estratégia é reduzir a dependência do mercado brasileiro e ampliar nossas operações em outros países. Há alguns anos a Índia vem desenvolvendo trades importantes, especialmente com a Europa, China e América Latina, onde hoje somos líderes na integração de cargas nesta rota”, afirma. 

Hoje, a Índia é o quinto maior parceiro comercial nas importações brasileiras. Em 2019, o fluxo comercial entre os países chegou a U$ 7 bilhões, sendo U$ 2,76 bilhões provenientes das exportações brasileiras e U$ 4,26 bilhões das importações de produtos indianos. Porém, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Índia atingiu seu maior nível histórico em 2021, tendo totalizado U$ 11,5 bilhões (aumento de 63,5% em relação a 2020), com exportações brasileiras no valor de U$ 4,8 bilhões e importações provenientes da Índia no valor de U$ 6,7 bilhões. 

“A Índia é um mercado importante e que ainda tem muito a ser explorado, tanto na importação quanto na exportação. Como um mercado emergente e de interesse direto da América Latina, a tendência é fortalecer as relações bilaterais de maneira a superar os números do ano passado e gerar novas oportunidades de negócios entre os países latino-americanos e o asiático”, complementa Dantas. 

Atualmente, os principais produtos transportados da Índia para a América Latina via Asia Shipping são: pneus, inseticidas, fungicidas, herbicidas, desinfetantes e fios de filamentos sintéticos (exceto linhas para costurar). Na rota da América Latina para a Índia, destacam-se amianto, madeira, ferro e aço. “Com o potencial crescimento das relações comerciais não apenas com a Índia, mas com outros países asiáticos, nossa expectativa é abrir, em 2023, o terceiro escritório em Bangladesh com o objetivo de oferecer um serviço ainda mais qualificado para atender o mercado varejista, em especial o de moda (fashion)”, finaliza Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping. 
 
Sobre a Asia Shipping
Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas. 

Com 26 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 40 escritórios no mundo -- 11 no Brasil -- e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp