26/01/2023 às 10h53min - Atualizada em 27/01/2023 às 04h06min

Cultura e propósito: razões para "fazer a diferença" no mundo atual

Por David García Escamilla, Head de People da NTT DATA EMEAL Américas 

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Chilio Jordão

“Fazer a diferença”. Apenas três palavras que recentemente ganharam um enorme significado, tanto para as organizações, quanto para as pessoas. Ao contrário do que acontecia até pouco tempo atrás, não se trata de fazer a diferença apenas em termos comerciais – mas sim de causar um impacto positivo na sociedade e deixar um legado para as próximas gerações. É isto que cada um de nós da NTT DATA temos como ambição. 

A realidade é que não existe um "manual" ou uma metodologia que leve uma empresa a “fazer a diferença”. Este é um trabalho intenso que requer muito comprometimento de todos os colaboradores que, em cada interação com suas equipes, clientes e parceiros, devem ter em mente seu propósito pessoal e o da NTT DATA. 

Podemos resumir nosso propósito em uma frase: ser uma empresa que gera um impacto positivo na sociedade e no planeta com o uso da tecnologia. 

Nosso “manual” é uma cultura alavancada em princípios de liderança que fazem parte de nosso DNA e que nos ajudam, diariamente, a tomar decisões, a cuidar de nós e de nosso pessoal, a crescer pessoal e profissionalmente, sempre com o nosso propósito como empresa no horizonte. 

Todos nós que temos a sorte de trabalhar no mundo da tecnologia estamos conscientes da grande oportunidade que temos em nossas mãos; sabemos da rapidez com que tudo avança e das constantes mudanças que ocorrem em cada vez menos tempo. Como organização, isso nos mantém ativos na avaliação de como adaptar e evoluir nossa cultura, de acordo com as necessidades e prioridades de nossos talentos, de nossos clientes e parceiros de negócios, e as demandas para o desenvolvimento das sociedades onde atuamos. O reconhecimento que recebemos recentemente do Top Employer Institute, que nos certifica e nos posiciona como um dos melhores lugares para se trabalhar na América Latina, é um sinal de que estamos no caminho certo. 

Colocar as pessoas no centro de nossa estratégia, promovendo seu desenvolvimento e bem-estar, com base em cinco pilares de nossa cultura: colaboração, curiosidade e inovação, diversidade, evolução e flexibilidade. Tudo isso nos conduziu até aqui, e estamos muito orgulhosos de ser reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar na região. 
 

Mindset de aprendizado contínua e diversidade  

Em um mundo em constante e rápida transformação, todo o conhecimento que adquirido ontem pode não ser útil amanhã. É por isso que promovemos um mindset de aprendizado contínuo. Não se trata apenas de educação e treinamento, mas de experimentar, cometer erros, pensar em soluções criativas para nossos clientes, desafiar o status quo, e estar aberto a novas perspectivas. A curiosidade é a semente que desperta a criatividade e é ela, potencializada pelas últimas tecnologias disponíveis, que viabiliza a inovação. 

Mencionei “novas perspectivas”. A diversidade, a equidade e a inclusão desempenham um papel fundamental. Além de nosso compromisso diário para garantir a igualdade de oportunidades, fazer com que todos se sintam respeitados e desfrutar da possibilidade de ser você mesmo em todos os momentos, entendemos que a diversidade também é uma vantagem competitiva, pois nos permite abraçar diferentes perspectivas, ver o mundo de diferentes maneiras e conhecer novas abordagens. Na NTT DATA gostamos de falar sobre “uniqueness", entendendo que cada pessoa é única e pode contribuir com valor para toda a sociedade. 
 

Desenvolvimento e crescimento personalizados 

Acreditamos que o mundo está repleto de oportunidades. Por isso incentivamos nosso pessoal a crescer, a desenvolver e explorar suas capacidades, a capitalizar seus pontos fortes, a criar sua própria jornada profissional com base em suas preferências, interesses e objetivos. Quando somos apaixonados pelo que fazemos, alcançamos a nossa melhor versão e somos capazes de superar desafios impossíveis. 

Para que tudo isso aconteça, é necessário que a organização faça a sua parte: flexibilidade. Isto significa oferecer o modelo de trabalho que melhor se adapta às circunstâncias de cada talento e avançar cada vez mais para uma estratégia de personalização dos empregos. 

Estamos determinados em fazer a diferença. Temos orgulho de cada sucesso alcançado e isso é, acima de tudo, um sinal de que nosso pessoal também está deixando uma marca positiva. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp