26/01/2023 às 17h42min - Atualizada em 27/01/2023 às 04h06min

Para dar férias a um funcionário não precisamos sobrecarregar outro

Diretor da Factorial, a mais nova HRTech unicórnio, apresenta alternativas; confira

SALA DA NOTÍCIA Factorial | Fala Criativa
https://factorialhr.com.br/
iStock

O auge do verão no Brasil é sinônimo do intenso fluxo de pedidos de férias ao setor de RH. O descanso é um assunto muito importante para a empresa quanto para o funcionário, afinal, de um lado os colaboradores esperam pelo período para recarregar as energias e potencializar a produtividade, do outro é preciso gerenciar as solicitações com extrema organização para não se perder informações, documentações e principalmente, para não sobrecarregar outras áreas da empresa.

Entendendo o grande desafio do setor de recursos humanos de gerenciar a alta demanda, Renan Conde, diretor Américas da Factorial, plataforma de centralização de processos de RH e departamento pessoal, separou algumas alternativas para os profissionais da área organizarem as férias dos colaboradores sem sobrecarregar outros.
 

Noção de importância

O especialista no gerenciamento de grandes equipes afirma que “o primeiro ponto é ter a certeza de que os profissionais de RH da sua empresa entendem a importância do descanso para os funcionários e os benefícios à corporação, que vão além de funcionários descansados e permeiam aumento nos resultados, consequentemente, lucro. Porque, sem isso, as pessoas não terão disposição, pensamento estratégico e organização para gerir as solicitações de férias”.

Com isso, vale a conversa com os profissionais do RH, por meio de palestras, apresentação de resultados pós-férias, comparações de lucros, o que tiver ao alcance para a noção dessa importância. 

“Uma má gestão pode ocasionar na sobrecarga de funcionários pela falta de aviso, alinhamentos e muitos funcionários de um mesmo setor de férias, por exemplo. Por isso, a relevância também da noção de importância”, diz Conde.
 

Política de férias anual

Em segundo lugar, é importante usar o funcionário a seu favor, para ele também ter a ciência dos colaboradores ausentes e os seus períodos, e entender o momento ideal para pedir o seu descanso. Essa estratégia faz parte da organização do fluxo de solicitação de férias também.

Além disso, a prática de deixar claro como tirar férias na empresa também incentiva um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, evitando problemas de esgotamento mental e burnout, por exemplo. Porém, a menos que a empresa possua uma política bem clara sobre como, para quem e quando solicitar férias, este momento pode gerar muito estresse e dor de cabeça para o setor de recursos humanos. 

Dessa forma, é função do RH criar uma política de férias anual detalhada, cujo objetivo seja descrever todo o processo de solicitação, aprovação, agendamento e gerenciamento de folgas dos funcionários. “Para além da organização do cotidiano, demonstra que a empresa está preocupada com a questão e permite que todos os funcionários detenham dos mesmos direitos”, completa o diretor.
 

Usar a tecnologia como aliada

Neste período de alta demanda atrelado às atividades que já são rotineiras, usar a tecnologia como aliada é uma excelente alternativa também. Hoje, encontramos softwares de RH, como o da Factorial, que contêm todo o processo de gestão de férias: 

  • Apresentação ao funcionário da quantidade de dias que ele tem disponíveis para descanso;
  • Se está no período de solicitação;
  • Passo-a-passo para efetuar; 
  • Acompanhamento de status de validação ou rejeição; 
  • Automatização do envio de aviso e recibo de férias;
  • Visualização de todas as férias e ausências em um calendário de equipe;
  • Geração de relatórios com dados e informações dos funcionários;
  • Assinatura digital de todos os documentos, entre outras opções.

“Tudo fica mais fácil com o uso de uma boa ferramenta e, evita que o setor de Departamento Pessoal e de Recursos Humanos trabalhem mais na época em que todos os outros descansam”, finaliza o executivo.
 

Sobre a Factorial

A Factorial é uma plataforma global de centralização de processos de recursos humanos e departamento pessoal. Fundada em 2016 por Jordi Romero e Bernat Farrero, está sediada em Barcelona e atua em outros 8 países, são eles: França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. Chegou ao Brasil em 2022, com um aporte de mais de US $80 milhões obtido em uma rodada de financiamento série B liderada pela Tiger Global Management e poucos meses depois, se tornou unicórnio, com a captação de US$120 milhões de um aporte Série C. Com mais de 70 mil empresas atendidas pelo software, entre elas, KFC, Agrotools, Play9, Booking.com, Kakau e Sou Smile, a Factorial tem hoje o mercado brasileiro como o mais importante em comparação a todos os outros. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp