24/01/2023 às 12h22min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h06min

7 insights para refletir sobre o seu trabalho em 2023

Há mais de duas décadas auxiliando profissionais em suas trajetórias, Presidente da Slac fornece dicas importantes a profissionais neste ano

SALA DA NOTÍCIA Linhas Comunicação
São Paulo, janeiro de 2023 – A retomada do ritmo normal de trabalho no último ano, com reuniões, expedientes e até festas presenciais em escritórios, salões e salas comerciais foi um respiro para muitos trabalhadores e empresários em 2022. Apesar do regresso ao “antigo normal”, grande parte das práticas de trabalho realizadas nos últimos dois anos (home-office, jornadas híbridas, reuniões a distância) será preservada no futuro próximo, tendo em vista o benefício mútuo estabelecido entre governos e empresas e o impacto na vida de profissionais brasileiro de várias categorias.

Não é à toa que um estudo recente da Federação Getúlio Vargas (FGV) estima  para 2023 o regime híbrido como uma realidade para empresas e corporações de todos os tamanhos, oportunizando o bem-estar de vida para colaboradores e funcionários que poderão escolher os melhores momentos para visitarem seus locais de trabalho e construir uma relação mais próxima entre colegas e equipes. Em contrapartida, como conta Sulivan França, Presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC), novas habilidades surgem como um diferencial no currículo e, muitas vezes, um requisito fundamental para crescer na carreira.

“Não é raro encontrar profissionais, principalmente em começo de carreira, que ainda têm uma concepção antiga do mercado de trabalho. Muitas vezes acreditam que só vestir a camisa da empresa e emprenhar-se na conquista de habilidades e aptidões básicas para o seu cargo serão o suficiente para chegarem longe em seus sonhos. Infelizmente essa não é a realidade do mercado hoje. É preciso estar aberto para o aprendizado contínuo, deixando de lado mantras e ideias do passado e permitindo que além da modalidade flexível de emprego, a mentalidade adaptável acompanhe a sua caminhada”, explica.

Para facilitar o entendimento da nova dinâmica do setor profissional e, quem sabe, tomar coragem para seguir seus sonhos em 2023, a lista a seguir destaca os 7 pontos principais para ficar atento em seu emprego ou nas futuras oportunidades para este ano.   

1.O home office veio para ficar
Segundo especialistas, a modalidade será cada vez mais utilizada por empresas e contratantes por um simples motivo, ela combina o melhor dos mundos: o bem-estar e a tranquilidade para o empregado e a produtividade para o empregador. Um levantamento recente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), coloca que 81% dos colaboradores se sentem satisfeitos com o regime de teletrabalho ou com a possibilidade de flexibilizar as jornadas em alguns dias de escritório. Assim, o modelo de trabalho é uma realidade cada vez mais consolidada no mercado. Caso você tenha tido problemas com ela, vale a pena investir em móveis e conforto no escritório de casa.

2. Não existe mais um único caminho para o sucesso
No passado, era comum ouvir que o atalho mais curto para realização profissional acontecia quando a camisa da organização era usada 24h por dia. Hoje a realidade corporativa é um tanto diferente. Para tomadores de decisões de grandes empresas, a espontaneidade, a criatividade e a originalidade são atributos mais importantes do que a “lealdade empresarial” Tanto é assim que um estudo da Universidade de Harvard, realizado com quase 170 candidatos, concluiu que os “espontâneos e autênticos” foram 26% mais escolhidos pelos contratantes.

3.A tecnologia é um meio e não uma solução
É certo que inovações digitais podem acabar com uma série de ocupações no futuro, contudo, a tecnologia não pode ser vista como uma “vilã do emprego”. Pelo contrário. Especialistas da plataforma de emprego Catho afirmam que essas novas ferramentas precisam ser tratadas como meio indispensável para decolar carreiras e facilitar a penetração no segmento do profissional. Sobretudo se especialista estiver em seus primeiros passos.  

4. Soft e hard skills
Outra diferencial para o trabalhador em 2023 é o desenvolvimento de competências técnicas (hard skills) em consonância com e conhecimentos humanos e comportamentais, chamados de soft skills. Na nova configuração de mercado, o profissional deve reunir as chamadas core abilities que compreendem não apenas o papel principal do colaborador na sua área, como também envolvem inteligência emocional, autogestão, colaboração com o time e, claro, profissionalismo na área específica de atuação.

5.Reskilling e upskilling são o nome do jogo
Ainda falando sobre esse campo de aptidões, um importante atributo para continuar crescendo na carreira é o desejo de continuar se aprimorando. Seja por meio de novas habilidades (upskilling) ou o retrabalho de algum conhecimento do passado com foco no emprego atual (reskilling) para continuar no jogo, trabalhadores de todos os segmentos devem estar dispostos a aprender em cada e novo dia. Ou seja, o sucesso no contexto profissional tem um nome certo: lifelong learning, ou em uma tradução livre, a vontade perene de sempre querer ir mais longe, continuar o desenvolvimento e evolução.

6.GIG Economy e flexibilização do trabalho
Uma grande oportunidade para quem está navegando pelo universo do trabalho e desenvolvimento portfólio é o GIG Economy, também conhecido como mercado autônomo.  Embora a grande quantidade de vagas destinada a entregadores de delivery, motoristas de aplicativo e até frentistas dentro do segmento, uma fatia considerável também contempla artistas, escritores, profissionais do mundo da comunicação e do audiovisual.

É um mercado tão amplo, que para se ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do começo de 2022, contabilizou 1,5 milhão de trabalhadores nessa categoria, um crescimento de mais de 30% em relação a 2020. Assim, a modalidade é um campo em ampla expansão que tem como diferencial a autonomia do trabalhador.

7.O trabalho tem um valor transformador de vidas
Por fim, mas não menos importante, o mindset sobre a função do trabalho para a vida do profissional é um atributo capital para o êxito profissional. No universo preencher de planilhas e escrever relatórios, poucas vezes é questionado o impacto de ter uma mentalidade holística. No entanto, grandes nomes do empreendedorismo Bill Gates, Luiza Trajano e Roberto Nogueira, por exemplo, construíram seus impérios com muito suor e dedicação acreditando que todo tipo serviço tem um valor inestimável para a formação pessoal de cada profissional.

Se eles conseguiram, por que não você? Encontrar novas oportunidades e ter sucesso na trajetória profissional pode ser tão fácil quanto escovar os dentes três vezes ao dia...Basta dedicação e apetite na transformação de percursos.

SOBRE A SLAC® COACHING
A SLAC® Coaching — Sociedade Latino-Americana de Coaching — oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações. Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC® Coaching foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o ICPA® - Institute Of Coaching Professional Association, órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC® Coaching também possui certificação da ICI® — International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp