24/01/2023 às 16h27min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h05min

Dia do Aposentado: Confira 6 dicas para aumentar o valor da aposentadoria

Alguns passos podem garantir um futuro mais seguro e confortável

SALA DA NOTÍCIA Saks
https://hellosaks.com/
Unsplash
 

Nesta terça-feira (24), é comemorado o Dia do Aposentado e, em 2023, ainda estamos vendo o INSS Instituto Nacional do Seguro social) completar 100 anos de existência. Os trabalhadores que chegam nesse momento e fizeram suas contribuições, têm direito a receber a sonhada aposentadoria. 
 

Esse ainda é um assunto que causa muitas dúvidas em nosso país, e os dados não são dos mais animadores: O valor médio da previdência pública é de R$ 1.547,54 mensalmente, sendo que, dos mais de 36 milhões de beneficiários, quase 24 milhões recebem o valor equivalente a um salário mínimo e apenas 0,002% recebem o salário máximo, de R$ 7.087,22, segundo a Saks, primeira savetech da América Latina, focada em previdência privada. Por esse motivo, aumentar a aposentadoria é um sonho para muitos. Saiba que existem maneiras de melhorar a vida financeira após deixar o mercado de trabalho.

 

Pensando nisso, o Luiz Bacellar, cofundador e CEO da Saks, listou seis dicas para aumentar o valor da aposentadoria em 2023.

 

Confira abaixo.

 

1- Peça a revisão da aposentadoria

Caso já esteja aposentado, é possível solicitar um pedido de revisão do benefício. Caso algum erro seja identificado, você poderá entrar com uma ação para a reanálise e verificação da possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria.

 

Existem diversos tipos de revisão, como a concomitante ou revisão da vida toda. A última serve para solicitar a inclusão de contribuições feitas antes de 1994, antes do início do Plano Real. Isso porque, muitos aposentados tiveram seus maiores salários neste período, e nem todos foram usados nos cálculos na entrada da aposentadoria. Já o segundo se aplica a quem exercia mais de uma atividade remunerada ao mesmo tempo.

 

2- Inclua todos os tipos de trabalho realizados

Todas as suas informações devem estar registradas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). É de lá que o INSS coleta tudo o que precisa para a sua aposentadoria, por isso, verifique se tudo o que você fez está devidamente registrado. Vale tudo, trabalho no exterior, menor aprendiz, serviço militar, qualquer atividade.

 

3- Inclua tempo de trabalho insalubre ou perigoso

Quem trabalhou em condições insalubres ou perigosas tem direito à aposentadoria especial. A questão é que muitos trabalhadores acabam mudando de área de atuação ou de empresa e esse cálculo não é feito pelo INSS na hora de conceder o benefício. Sendo assim, uma das maneiras de aumentar o valor da aposentadoria é converter essa contagem diferenciada, para o tempo de contribuição “comum”, por meio de uma revisão.

 

4- Descarte as contribuições que pioram seu benefício

Uma das novidades da reforma da previdência é que agora é possível descartar as contribuições menores para o cálculo da aposentadoria. Por exemplo, pela regra de transição, para um homem solicitar o benefício por idade, precisa ter contribuído no mínimo durante 15 anos. Caso tenha contribuído por mais tempo, o cálculo pode descartar alguns anos em que os salários foram menores e, assim, aumentar a média do valor para o cálculo.

 

5- Se planeje

É fato que um bom planejamento financeiro irá te ajudar a aumentar o valor da aposentadoria, esteja ela distante ou batendo à porta. Analise suas finanças pessoais, se prepare para fazer cortes necessários no orçamento e comece a poupar.

 

6- Invista em previdência privada mesmo contribuindo com o INSS

Não é à toa que a previdência privada também é conhecida como previdência complementar. Após fazer seu planejamento e organizar as finanças, é hora de escolher uma modalidade para investir e esta é uma das mais procuradas para ajudar a aumentar a aposentadoria. O melhor é que é possível programar o resgate do valor investido para quando for se aposentar, escolhendo entre receber um valor mensal ou retirar tudo de uma vez. Isso proporciona maior liberdade para usar o dinheiro que é fruto do trabalho de uma vida inteira.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp