23/01/2023 às 10h24min - Atualizada em 23/01/2023 às 16h09min

Escola municipal de Itabirito tem apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil em projeto de criação de tilápias e produção hidropônica de hortaliças

Iniciativa vai beneficiar direta e indiretamente cerca de 450 pessoas da comunidade escolar

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Educação Ambiental (26 de janeiro), uma escola pública em Itabirito tem dado exemplo aos alunos de como ser consciente em relação ao meio ambiente. O Centro Educacional Municipal de Itabirito (CEMI) implantou um projeto capaz de reutilizar a água na criação de tilápias e cultivo de plantas hidropônicas simultaneamente em um sistema interligado. O investimento foi realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil e o projeto teve a gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Alto Paraopeba (Adesiap).

O sistema abastece dois criadores de tilápias e plantas cultivadas sem solo, no método conhecido como hidropônico. Os resíduos dos peixes também são destinados ao minhocário do projeto de compostagem. "É uma iniciativa que alia ciência e tecnologia verde para pensar formas sustentáveis de uso dos recursos hídricos", destaca Flávia Mendanha Alves, professora e coordenadora de projetos ambientais. O projeto, que usa caixas d'água interligadas ao sistema hidropônico, levou cerca de três meses para ser implementado.

Essa também é uma forma de levar conhecimento para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na comunidade. "O objetivo maior é ser didático. Queremos mostrar aos alunos que é possível desenvolver projetos ecologicamente corretos, viabilizando a sustentabilidade e a geração de renda", destaca Flávia. A iniciativa, idealizada por um grupo de colaboradores da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito, deve beneficiar direta e indiretamente cerca de 450 pessoas que pertencem à comunidade escolar.

A ideia surgiu durante o Programa de Educação Ambiental (PEA), que é realizado pela fábrica em Itabirito. O programa tem o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente e a educação ambiental na região. Entre as iniciativas, também estão o Turismo Sustentável, cujo objetivo é disseminar a sustentabilidade no turismo ambiental da região, e o Fortalecimento de Organizações Sociais, focado em colaborar com a economia sustentável de instituições locais. O PEA também forma colaboradores para serem “embaixadores ambientais”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp