23/01/2023 às 09h45min - Atualizada em 23/01/2023 às 16h06min

Descubra os pontos fracos de um vendedor ruim

O que define um vendedor ruim? Aqui temos a resposta.

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Neste artigo, você descobrirá seis hábitos que impedem um profissional de alcançar sucesso na empresa. 

Além disso, vamos te apresentar quais são os quatro níveis de inteligência em vendas para que você aprenda como criar bons hábitos.

Parece interessante? 

Então, continue com a leitura e saiba como ter mais segurança em sua rotina de trabalho. 
 

Quais são os pontos fracos de um vendedor ruim? 

 

São características ruins dos profissionais de vendas:

  1. Construção de hábitos ineficientes;
  2. Desistir na primeira oportunidade;
  3. Foco excessivo nos próprios erros;
  4. Falta de prioridade e procrastinação;
  5. Baixa inteligência emocional;
  6. Falta de valor;
  7. Inércia. 
 

E quem nos ajuda a esclarecer os defeitos de um vendedor é Og Mandino, autor do livro O Maior Vendedor do Mundo

Trata-se de um escritor conhecido como um “guru” da área comercial. Foi presidente da revista Success Unlimited, quando, aos 52 anos, resolveu focar em sua profissão e nas palestras. 

Após ter sido devidamente apresentado, siga com a leitura e descubra como nosso autor otimiza seu atendimento ao cliente
 

1- Construção de hábitos ineficientes 

 

Vamos começar pelo básico: um estímulo à mudança. Og Mandino diz: “Eu formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles”.

Em outras palavras, ele reforça que é por meio da construção de bons hábitos que qualquer vendedor pode alcançar o sucesso. 

Na infância, seguimos somente nossos impulsos. Quando adultos, somos guiados pelos nossos hábitos. 

Contudo, por onde começar? Em síntese, Mandino explica: 

“Bons hábitos são a chave do sucesso. Maus hábitos são a porta aberta para o fracasso. Assim, a primeira lei que obedecerei é: formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles”.

Ele valoriza a força do conhecimento e da experiência para criar atitudes poderosas. 

Porém, acredita que existem outras maneiras para deixar de ser um vendedor ruim e conquistar ótimos resultados em seu negócio, como veremos a seguir. 
 

2- Desistir na primeira oportunidade 

 

Vendedores de sucesso sabem que a persistência é o caminho para lidar com as derrotas. Quando prosseguimos, continuamos no percurso até alcançar a vitória. 

É necessário, portanto, compreender que obstáculos não significam uma derrota, mas sim um aprendizado. “Devo fracassar muito para alcançar o sucesso definitivo”.

Além disso, continuar até o êxito significa não se abalar diante de um resultado negativo e também não se acomodar com um dia bom. 

E mais: persistência é não comparar com o dia anterior, mas buscar evolução em cada dia.

Afinal, “os prêmios da vida estão no fim de cada jornada, não próximos do começo; não me é dado saber quantos passos são necessários a fim de alcançar o objetivo”.
 

3- Foco excessivo nos próprios erros 

 

Tenha em mente que cada vendedor é absolutamente singular. Analise seu diferencial competitivo e use essa característica a seu favor. 

Para ser um bom profissional, é preciso encontrar sua própria identidade e não se limitar a copiar os outros profissionais. 

Considerar suas diferenças é a melhor estratégia para o destaque. Permita-se assumir as suas singularidades, explore o que os outros colaboradores não apostam, teste soluções diferentes. 

Aqui, nosso autor estimula e corrobora com algumas orientações que já destacamos aqui no blog: conheça não só o seu produto, mas também os desejos dos consumidores. 

Assim, terá mais chances de sucesso nas negociações. 
 

4- Falta de prioridade e procrastinação

 

São as principais características de um vendedor ruim. Para driblar isso, use o tempo ao seu favor. 

“Não tenho senão uma vida e a vida não é nada mais que uma medida de tempo. Ao perder tempo, destruo a vida”. 

Em outras palavras, perder tempo não é somente perder oportunidades de vendas, mas sim deixar de viver bons momentos em sua rotina. 

Por isso, faça uma reflexão e descubra o que pode estar causando tédio e períodos de preguiça  

Aqui, você deve observar, mapear essas perdas e deixá-las de lado. 

Enfim, ao chegar na empresa ou em sua casa após o trabalho, viva cada dia como se fosse seu último.

Ao mesmo tempo, trabalhe para que cada dia seja o melhor de todos. Só depende de você! 
 

5- Baixa inteligência emocional 

 

“Fraco é aquele que permite que seus pensamentos controlem suas ações; forte é aquele que força suas ações a controlar seus pensamentos”. 

Mas como impedir esse cenário? 

O segredo é praticar o aposto. Se está desanimado, cante. Se está inerte, mexa-se. Se a síndrome do impostor “atacar”, use roupas bonitas e erga a voz quando se sentir sem confiança. 

Ao se lembrar das falhas do passado, foque nos seus acertos. Você é responsável por controlar suas emoções. 

Em paralelo, use a mesma técnica para emoções exaltadas. Se estiver muito seguro, lembre-se de suas falhas. 

Se muito honrado, volte para os seus fracassos.

Essa estratégia ajuda a controlar as emoções, sobretudo, antes de reuniões importantes, como a hora do fechamento 
 

6- Falta de valor 

 

Identifique seus pontos positivos e crie seu próprio valor, todos os dias. Defina metas diárias, semanais e mensais - e gere mais valor a cada foco. 

Reflita sobre a sua performance no passado e fortaleça sua meta com base nisso. 

Aplique seu próprio padrão como indicador de escalabilidade e escolha metas alcançáveis e plausíveis. 

A comparação com outros vendedores é fundamental, contudo, não há confronto melhor do que consigo mesmo. Logo, seja sua própria referência. 
 

7- Inércia 

 

Chegamos a última característica do vendedor ruim com foco na inércia, que resulta em atrasos, perda de oportunidades e estresses.

Aí vão algumas dicas para evitar este vilão da nossa rotina: 

  • Evite ficar limitado a conceitos, conhecimentos sem fundamentos, tabelas e números. Amplie seu vocabulário;
  • Faças as atividades de hoje, não deixe para amanhã;
  • Lute contra a paralisia do medo ou do “novo”. Busque ser melhor a cada dia;

Adicionalmente, Og Mandino destaca: “É melhor agir e fracassar do que não agir e atrapalhar-me. A felicidade, em verdade, pode não ser o fruto colhido pela minha ação, mas sem ação todo fruto morrerá na vinha”.

Todas as orientações listadas por Og Mandino são valiosas, especialmente para os vendedores que buscam por uma rotina mais descontraída e com ótima performance.

Dicas para vendedor: os quatro níveis de inteligência em vendas! 

 

Uma vez entendido quais são os hábitos do vendedor ruim, chegou a hora de aprender algumas dicas para oferecer um atendimento de excelência.

Agora, quem nos orienta é Jeb Blount, autor do livro Inteligência emocional em vendas

Não foi à toa que escolhemos esse profissional para nos acompanhar nesta jornada. Afinal, Blount é um especialista em aceleração de vendas. 

Ademais, ele já ajudou centenas de empresas a atingirem ótimos resultados por meio do desenvolvimento de colaboradores.

Parece interessante? 

Leia abaixo os quatro níveis de inteligência em vendas, descritos por Jeb. 
 

Inteligência inata e Adquirida 

 

Direto ao ponto, a Inteligência Inata é o popular QI, que é uma característica intrínseca de algumas pessoas. 

Profissionais que não são beneficiados com essa habilidade podem adquirir o intelecto por meio do aprendizado. 

Aqui vale livros, filmes, podcasts, blogs, canais no youtube, entre outros meios de comunicação. 

Inteligência tecnológica 

Sem mistérios, é a habilidade do vendedor de se conectar com eficiência às ferramentas digitais, como um software de CRM
 

Inteligência emocional 

 

São profissionais que conseguem atuar com empatia, resiliência, ansiedade e outros elementos comuns ao ser humano. 

Para Jeb Blount, especialistas de sucesso sabem quando aplicar cada uma das inteligências para cativar o cliente e fechar uma compra. 

Quer saber mais? Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=rbdmsfxnlUI 

Elimine os hábitos do vendedor ruim hoje mesmo! 

 

Agora que você já sabe quais são os defeitos de um vendedor ruim, aprenda como montar uma proposta comercial vencedora para o seu negócio. 

Use os ensinamentos de Og Mandino e Jeb Blount a seu favor e dê um novo passo em sua carreira de vendas.


 
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