22/01/2023 às 23h20min - Atualizada em 23/01/2023 às 16h05min

Verão exige hidratação reforçada, diz nutricionista

A sede não é o único sinal de desidratação. Não ingerir a quantidade de água suficiente pode ter sintomas como intestino preso, a pele seca, inchaço (retenção de líquido), fome, cansaço, fadiga, pedra nos rins e dores de cabeça

SALA DA NOTÍCIA Digital Fisher Comunicação e Marketing
A nutricionista Bárbara Carvalho orienta sobre a hidratação - Foto: Gabriel Maia
Estamos no verão e o clima está super quente em várias regiões do país. A hidratação deve ser ainda mais reforçada nesta época. Como transpiramos mais, consequentemente, vamos perder mais líquidos.

É no verão que as pessoas costumam se expor mais ao sol, viajar para o litoral, praticar atividades físicas ao ar livre, mas é preciso ficar atento à hidratação do organismo. No dia a dia, os idosos e as crianças costumam ser os mais afetados pela desidratação, mas pessoas de qualquer idade podem desenvolvê-la.

"É importante manter a hidratação em dia, muito mais nesta época do ano, quando as temperaturas são mais altas e o corpo perde mais líquidos; estar hidratado traz inúmeros benefícios como manter a saúde da pele, fazer uma boa digestão, bom funcionamento do intestino, além de se manter firme para curtir as praias e aproveitar melhor os treinos", informa a nutricionista Bárbara Carvalho.

Para quem tem o hábito de se esquecer de beber água, a orientação é se hidratar gradualmente durante o dia. A quantidade ideal de água é 35 ml por quilo de peso (peso da pessoa X 35ml). Algo que pode ajudar bastante nesse hábito de se hidratar é ter uma garrafa de 1 litro ou 2 litros para conseguir marcar a quantidade de água.

“Outra opção é o uso de aplicativos que lembrem de fazer a ingestão de líquido”, relata a nutricionista Bárbara Carvalho.

Lembrando que existem outros tipos de bebidas hidratantes, como sucos, chás, água de coco e até alimentos ricos em fluidos que nos trazem muitos benefícios, como as frutas e legumes. E o importante é se hidratar e curtir o verão com saúde. 

Existem doenças renais, por exemplo, que o paciente deverá ter orientação do médico e do nutricionista sobre a quantidade diária para beber água, além do tipo de líquido que será permitido.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp