19/01/2023 às 11h10min - Atualizada em 20/01/2023 às 00h00min

A transformação da Engenharia de Software no segmento logístico

Como definir boas metas em tecnologia pode ajudar a melhorar o desempenho organizacional

SALA DA NOTÍCIA Lorena Ortega
Crédito Freepik

Murilo Alencar e Beck Novaes*

Autonomia, maestria e propósito estão no cerne da gestão moderna. O desafio está muito claro para quem tem o propósito de mudar o mundo através da logística como a nstech, maior ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade do mundo. Sendo assim, do ponto de vista tecnológico, como é possível prover com autonomia e maestria diferentes times do grupo olhando para a mesma direção? A resposta é: através de metas corretas que façam sentido dentro deste contexto.

 

Muitas empresas cometem o erro de confundir metas de resultado com entrega. Por exemplo, desenvolver um projeto é uma entrega, mas não é o resultado. Por isso nos debruçamos sobre a difícil missão de entender quais são os resultados que estamos buscando do ponto de vista da tecnologia.

 

Uma das convicções do Dr. Eliyahu M. Goldratt, pai da teoria das restrições, era que o objetivo de um indivíduo ou de uma organização não deveria ser definido em termos absolutos. Uma boa definição de meta é aquela que nos coloca no caminho da melhoria contínua. Perseguir tal objetivo requer mais de um avanço. Na verdade, requer muitos. Para estar em posição de identificar esses avanços, devemos ter uma compreensão profunda das regras subjacentes do nosso ambiente.

 

Foi assim que chegamos ao DevOps Research & Assessment (DORA), um relatório patrocinado pelo Google que incorpora anos de pesquisa e dados de milhares de profissionais de engenharia de software ao redor do mundo. A análise também mostra que as organizações de alto desempenho eram consistentemente duas vezes mais propensas a exceder suas metas do que as de baixo desempenho. Isso demonstra que a capacidade de entrega de software da sua organização pode, de fato, fornecer uma vantagem competitiva para o seu negócio.

 

O mercado anda colocando o DevOps numa caixinha, sendo que no fundo estamos falando de uma maneira radicalmente diferente de desenvolver e entregar software. 

 

Para reforçar as vantagens competitivas, as empresas do grupo estão se baseando nas métricas DORA para entender sua condição atual e estabelecer sua condição alvo para os próximos anos. E esse planejamento contará com o apoio do ecossistema que possui profissionais altamente capacitados com experiência no tema, além de poder tirar proveito da troca de ideias entre as diferentes empresas do grupo que pode facilitar o processo.

 

Murilo Alencar é CTO da nstech, ecossistema conectado de tecnologia voltado para logística e mobilidade.  Formado em  Ciências da Computação e com mais de 30 anos de experiência, já liderou times de tecnologia e engenharia de software no Brasil e nos EUA.


Beck Novaes é Head of Agile da nstech, ecossistema conectado de tecnologia voltado para logística e mobilidade. Formado em Ciência da Computação e atua no rollout do DORA no ecossistema da nstech. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp