19/01/2023 às 00h29min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h29min

Cosap participa do Projeto Recreio nas Férias

Até 27 de janeiro, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico receberá cerca de 700 crianças de escolas municipais para atividades que incentivam a guarda responsável, o cuidado e a interação com os animais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), participa, pela primeira vez, do Programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal da Educação (SME), que chega à sua 41ª edição. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, entre os dias 16 e 27 de janeiro, exceto no dia 25, por conta do aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, serão recebidas cerca de 700 crianças dos 4 aos 14 anos de idade.
 
Em visita nesta quarta-feira à Cosap, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, interagiu com os animais e ficou encantada com as atividades envolvendo os alunos das escolas municipais. “Animais adoram crianças e crianças amam os animais”, disse.
 
O projeto, que este ano tem como tema “O brincar e a paz é a gente que faz”, proporciona a abertura de novas possibilidades de interação e ocupação dos espaços de lazer, recreação e ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes de diversas regiões de São Paulo.
 
“A ideia é unir o Programa Recreio nas Férias com o Programa Escola Amiga dos Animais, desenvolvido pela Cosap. As crianças participam de atividades lúdicas que incentivam a guarda responsável e promovem a interação com nossos animais buscando despertar nos pequenos um olhar cuidadoso, com respeito e compaixão”, pondera Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
 
Guarda responsável e leitura
Estão previstas quatro horas diárias de atividades, que serão divididas entre o período da manhã e da tarde. A expectativa é receber 72 crianças por dia, divididas por faixa etária, que colocarão em prática dois programas educacionais promovidos de forma regular pela coordenadoria: o Superguardião e a Leitura. O primeiro tem a proposta de ensinar guarda responsável e o segundo promove a socialização dos animais alojados, ensina sobre o comportamento dos animais e estimula a leitura.
 
Participam crianças de escolas de diversas regiões de São Paulo, como Paraisópolis, Capão Redondo, Alvarenga e Heliópolis. “As crianças participantes vivem uma experiência única, num espaço encantador de convivência com animais. A ideia é que elas aprendam brincando”, diz Analy.
 
Vale destacar que neste ano, 64 polos participarão do Programa Recreio nas Férias, sendo os 58 Centros Unificados Educacionais (CEUs), três Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), duas associações de moradores (de Jardim Jaraguá I e II) e a EMEF Bernardo O’Higgins.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp