18/01/2023 às 08h12min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h10min

Fábrica Social do Instituto ITI é um dos finalistas do Prêmio Cidades Empreendedoras

Projeto e ONG de Minas Gerais são apoiados pelo Instituto Phi

SALA DA NOTÍCIA Monica Hing - RPM Comunicação
Divulgação
O Instituto de Filantropia Inteligente, Phi, que atingiu metas e marcas importantes em 2022, tem mais um motivo para comemorar: a indicação do projeto Fábrica Social para o Prêmio Cidades Empreendedoras. Idealizado pelo Instituto ITI, de Itabira, em Minas Gerais, organização apoiada pelo Phi desde 2019, o projeto chega entre os finalistas à premiação, promovida pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O objetivo do Fábrica Social é dar visibilidade a iniciativas que incentivem a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades de médio e pequeno porte.

Nove ações se classificaram entre os 167 projetos inscritos, divididos em três categorias. O Fábrica Social disputa na categoria voltada a municípios que têm entre 101 mil a 285 mil habitantes.

O projeto é um centro de formação produtivo, fundado com o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. O foco está em reduzir a pobreza, por meio da inclusão produtiva, bem como assistir o desenvolvimento sustentável e a autonomia financeira das pessoas por ele assessoradas.

Buscando fortalecer o setor econômico e social de Itabira e região, o Fábrica Social apostou na capacitação e na qualificação daqueles que atuam no projeto, que surgiu com a ideia de confecção de máscaras de uso social durante a pandemia, além de aventais de TNT para hospitais. Atualmente também produzem uniformes, bolsas e brindes.

Segundo o fundador do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, o programa prioriza a inclusão e desenvolve a economia circular. “Criamos novos caminhos para a diversificação econômica da nossa região. Por exemplo, uma empreiteira que venha para Itabira prestar algum tipo de serviço para a Vale, assumindo o compromisso de gerar alguns empregos diretos, criar alojamentos e comprar refeições para todos os funcionários, não precisará comprar máscaras em fábricas de outras localidades, como geralmente ocorre”, explica.

Nesta terça, 10, houve a apresentação online dos finalistas para um comitê julgador, em Brasília. A cerimônia de premiação está prevista para março de 2023 e o vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 250 mil.

“É um orgulho para o Phi saber que um projeto que apoiamos está entre os três finalistas de uma premiação importante no nosso país. Estamos na torcida para que tenhamos mais uma excelente notícia, em março. De qualquer forma, já é gratificante saber que o projeto conseguiu alcançar os seus objetivos e segue no caminho certo”, afirma Luiza Serpa, diretora-executiva do Instituto Phi.

Sobre o Instituto ITI
O Instituto ITI é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários, fundada em 27 de novembro de 2013. É uma entidade voltada a desenvolver e executar projetos socioeconômicos, socioassistenciais, socioculturais e educacionais de proteção social básica ou especial, dirigidos para comunidades, à família e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, de forma permanente e planejada. Com uma estrutura capaz de atender crianças, adolescentes, jovens e mulheres, o Instituto oferece programas focados na autodescoberta e no autoconhecimento, bem como no ensino de valores e atividades que visam expandir o repertório cultural dos participantes.

Sobre o Instituto Phi
O Instituto Phi é uma organização não-governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em oito anos, o Phi já apoiou mais de 1300 projetos sociais em todo o país, movimentou mais de R$ 150 milhões para o Terceiro Setor e impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp