18/01/2023 às 15h37min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h00min

ANDRITZ fornecerá uma planta SulfoLoop TM de ácido sulfúrico concentrado em grau comercial à nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Brasil

As tecnologias sustentáveis ANDRITZ permitem a produção de ácido sulfúrico em grau comercial a partir dos gases não-condensáveis, tornando a fábrica autossuficiente em ácido sulfúrico

SALA DA NOTÍCIA AIs Comunicação e Estratégia Ltda
https://www.aiscomunicacao.com.br
Divulgação ANDRITZ
A ANDRITZ recebeu uma ordem de compra da produtora brasileira de celulose, Suzano, para fornecer uma planta SulfoLoopTM de ácido sulfúrico concentrado para a nova fábrica de celulose da Suzano no município de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul. A fábrica de celulose, a ser entregue pela ANDRITZ, está em fase de construção, com início da operação previsto para o segundo semestre de 2024.

A planta SulfoloopTM terá a capacidade de produzir 153 toneladas por dia de ácido sulfúrico em grau comercial (>97%), a partir dos gases não-condensáveis concentrados da fábrica de celulose em conjunto com enxofre elementar - tornando assim a fábrica completamente autossuficiente em ácido sulfúrico e reciclando o enxofre das correntes de sub-produtos. A solução ANDRITZ SulfoLoopTM é baseada na tecnologia de WSA (do inglês wet-gas sulfuric acid) para conversão de gases úmidos, ricos em enxofre em ácido sulfúrico, em conjunto com o uso de enxofre elementar.

A planta de ácido sulfúrico ajudará a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo a controlar o balanço de sódio e enxofre (Na/S) e a sulfidez da planta de celulose. Além disso, a fábrica de celulose se torna mais eficiente, pois o descarte de sulfato de sódio é reduzido (em alguns casos, pode ser até eliminado) devido ao balanço de Na/S otimizado. Uma vantagem adicional é que não há necessidade de transporte de ácido sulfúrico para a planta, o que resulta em uma grande redução no volume de um transporte classificado como perigoso. A planta de ácido sulfúrico também atende a limites muito rigorosos de emissões atmosféricas e, portanto, traz uma melhoria significativa à pegada ambiental da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Esta ordem de compra confirma mais uma vez a excelente relação comercial entre a ANDRITZ e a Suzano. Atualmente, a ANDRITZ fornece toda a tecnologia e equipamentos de processo da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Parto. Uma vez concluída, a fábrica de celulose será a maior do mundo com uma única linha de produção de celulose de eucalipto.


As fábricas de ácido sulfúrico SulfoLoopTM fazem parte da iniciativa CircleToZero e do portfólio de produtos da empresa, que inclui novas tecnologias destinadas a otimizar os correntes laterais da fábrica de celulose. Esta iniciativa global para clientes de papel e celulose reúne o contínuo desenvolvimento e melhoria das soluções tecnológicas existentes da ANDRITZ com um ambicioso objetivo de inovação para o futuro: eliminar correntes de sub-produtos não utilizadas ou sub-utilizadas para criar novos produtos com maior valor agregado e estabelecer as bases para a produção de celulose com zero emissões e zero desperdícios.

GRUPO ANDRITZ

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas e serviços inovadores para a indústria de papel e celulose, setor hidrelétrico, indústria de processamento e conformação de metais, bombas, separação sólido/líquido nos setores municipal e industrial, bem como como ração animal e peletização de biomassa. Plantas para geração de energia, limpeza de gases de combustão, reciclagem e produção de não-tecidos e painéis completam a oferta global de produtos e serviços. Produtos e serviços inovadores no setor de digitalização industrial são oferecidos sob a marca Metris e ajudam os clientes a tornar suas plantas mais fáceis de usar, eficientes e lucrativas. O grupo listado publicamente tem cerca de 26.800 funcionários e mais de 280 locais em mais de 40 países.

ANDRITZ
A ANDRITZ fornece equipamentos, sistemas, plantas completas e serviços para a produção de todos os tipos de celulose, papel, cartão e tissue. As tecnologias e serviços se concentram na utilização máxima de matérias-primas, maior eficiência de produção e sustentabilidade, bem como custos operacionais gerais mais baixos. Fazem também parte desta área de negócio caldeiras para geração de energia, sistemas de limpeza de gases de combustão, instalações para produção de não tecidos e painéis (MDF), bem como soluções de reciclagem e trituração de diversos resíduos. As tecnologias IIoT de última geração como parte das soluções de digitalização da Metris completam a oferta abrangente de produtos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp