16/01/2023 às 09h29min - Atualizada em 18/01/2023 às 04h05min

Descubra como a fachada pode ser um diferencial para a sua empresa!

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Uma fachada linda e chamativa é o grande diferencial de qualquer ponto físico comercial. Ou seja, não é segredo no mercado que um visual bonito e atraente pode fazer qualquer loja se destacar. 

 

Portanto, para as lojas de todos os tipos, a fachada é a primeira coisa que as pessoas veem ao passar na rua. Logo, o indicado é promover uma estrutura de fachada que realmente faça os potenciais clientes quererem parar em frente e comprar. 

 

Seja uma loja de relógio de ponto control ID ou uma loja de produtos cosméticos, a fachada pode ser o ponto-chave para atrair mais clientes na rua.

Conheça alguns motivos para investir em fachadas

As fachadas comerciais estão cada vez mais modernas e podem ser feitas de diversos materiais como o ACM, vidro, LED, etc. O objetivo principal é utilizar a fachada como meio de comunicação visual para atrair clientes que passam na rua.

 

É por isso que a fachada deve representar o que a sua instituição realmente é, pois, ao entrar no estabelecimento, o cliente quer ser atendido conforme a expectativa que teve ao visualizar a fachada da loja.

 

Seja em um armazém geral ou um pet shop, a fachada é muito importante e indispensável para que o cliente entre no estabelecimento de forma espontânea e com interesses claros. 

 

Por exemplo, imagine uma loja sem nenhuma fachada, totalmente lisa, sem cor, somente com cimento, e outra fachada com as cores da loja que foram previamente estudadas para atrair clientes. Ambas são lojas de produtos cosméticos.

 

Qual das lojas você acha que irá atrair mais clientes? Obviamente, a loja com a fachada com as cores devidamente estruturadas. Somente com esse exemplo já esclarece a razão pela qual toda a loja deveria fazer uma fachada comercial. 

 

No entanto, para ajudar ainda mais você a entender a importância desse elemento comercial na sua loja, vamos abordar agora as principais razões para olhar a fachada como um investimento e não como um custo. 

Fortalece a marca comercial

Entre os muitos motivos que levam à necessidade de investir em uma fachada comercial, sem dúvida um dos principais motivos é o fortalecimento da marca comercial.

 

A fachada tem que ser condizente com a identidade visual e propósito do negócio. Dessa forma, quando as pessoas notarem o visual do seu negócio, saberão do que se trata sua loja. Isso é fundamental para fortalecer sua marca.

 

Desta forma, os consumidores terão vontade de comprar os produtos da sua marca e estarão mais próximos e conectados com a sua empresa, criando excelentes oportunidades de negócios futuros.

Fachadas são importantes para estimular vendas

A fachada é de fato muito importante para comunicar de forma clara e objetiva o que sua loja vende, a maioria dos compradores entrará em sua loja com a intenção de comprar um de seus produtos.

 

Portanto, esse estímulo visual da fachada será extremamente importante para estimular o crescimento das vendas.

A fachada é um investimento diferencial

Cada vez mais as ruas estão repletas de estabelecimentos de diversos setores. Isso faz com que investir em maneiras de diferenciar seu visual dos de seus concorrentes seja uma necessidade.

 

Portanto, criar fachadas deve ser entendido como um investimento, e não como um custo. E certamente, um investimento que promove um grande diferencial no seu negócio. 

 

Com materiais diferenciados é uma ótima solução nesse sentido, e pode incluir LED, vidro, tubo retangular de alumínio, e muito mais.

Gera maior prestígio

Como a fachada é a primeira visão que um cliente tem da sua loja, ela se torna uma oportunidade que uma empresa tem de comunicar aos consumidores o que ela é e o que ela vende. 

 

Por isso é tão importante investir em um nome sólido, um logotipo bem desenhado e um emblema impactante que transmita o prestígio que sua marca merece.

 

Seja para vender empilhadeira trilateral ou qualquer outro produto, as fachadas geram prestígio para sua marca. 

Destaques do centro da cidade

O exterior abandonado e mal cuidado transmite a imagem de uma empresa que não se preocupa com o conforto do cliente e não está interessada em proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor. 

 

Para se destacar da multidão de lojas que existem nos centros das cidades, é necessário investir em uma comunicação visual eficaz e sem dúvidas, a fachada é a principal. 

Dicas para criar fachadas incríveis

Confira agora as principais dicas para você criar sua fachada de forma incrível e chamativa para conquistar clientes para sua loja. 

Saiba o que os clientes querem

O primeiro passo básico é fazer uma pesquisa sobre seu público-alvo e a área em que sua loja estará localizada. Conhecer de perto os seus clientes, os seus hábitos e preferências dá-lhe um esboço inicial do que a sua loja deve transmitir.

 

Se você lida com bens de consumo em geral ou tem um foco diferente, a fachada pode ser um convite aberto. Enquanto que as lojas que trabalham com clientes com características mais específicas devem adotar um visual com apelo mais específico.

 

Se possível, converse com as pessoas próximas à loja e tente entender como elas percebem o comércio ao seu redor.

Utilize recursos diferentes

A fachada é um poderoso apelo a compras, e inclusive, elementos diferentes devem ser incluídos nas fachadas de forma intencional para gerar esse sentimento. Por exemplo:

 
  • Displays de LED;
  • Telas digitais; 
  • Luzes diferentes;
  • Objetos suspensos. 
 

Entre outros equipamentos que certamente chamarão a atenção dos clientes No entanto, essa estratégia deve ser usada com cautela, sempre considerando o comportamento do seu público-alvo.

 

Por exemplo, uma loja com foco em vendas de serviços de calibração de instrumentos de medição deve se apresentar como especialista na área. Portanto, esses recursos devem ser mais leves, de forma a considerar o tipo de público que atende. 

 

No entanto, livrarias ou lojas de brinquedos podem apelar para a criatividade. Imagine uma livraria com um grande livro suspenso que acende ao entardecer? Certamente, chamará a atenção de vários clientes amantes de livros e que amam uma livraria. 



 

Junte essas duas coisas: criatividade e elementos diferenciais e coloque a identidade da sua loja e dos seus clientes em primeiro lugar. As pessoas que compram seus produtos se associam rapidamente à sua marca.

Faça pesquisas de mercado

Seja uma fachada para um escritório de auditoria independente, ou uma loja de vidros, é preciso de fato fazer uma pesquisa de mercado para escolher o melhor tipo de fachada para o seu caso. 

 

Observar lojas de referência em seu setor e fazer pesquisas de mercado pode render mais ideias do que parece. Afinal, os gigantes do varejo normalmente realizam pesquisas de marketing de forma contínua.

 

Não tenha medo de adotar tendências que funcionem, desde que o público-alvo seja claramente o mesmo das tendências que quer usar como referência. . 

Seja criativo

Se você tem uma visão clara da experiência do cliente que sua loja pode oferecer, seja criativo e trabalhe em cima disso ao criar uma fachada para sua loja. 

 

Até mesmo uma loja que vende produtos industriais como empilhadeira a gás pode criar uma fachada criativa, que chame a atenção dos clientes na rua. 

 

No entanto, sempre tome cuidado para não exagerar, como já mencionamos, esse tipo de serviço tem muitos clientes mais sérios, então pense nessa questão também. 

 

Lembre-se que o visual deve ser agradável. Ao criar um visual inovador, pesquise as cores mais eficazes, observe a concorrência e peça a ajuda de um especialista em marketing, se possível.

 

Da mesma forma que se você pesquisar sobre “fossa séptica preço” irão aparecer diversos produtos e valores, se você pesquisar por fachadas dentro do seu nicho, terá várias ideias interessantes. 

Reinvente-se

Uma loja de sucesso se atenta a dois fatores importantes: investe na manutenção constante da fachada; e não persiste em modelos que não geraram um diferencial. 

 

Isto significa, em primeiro lugar, que uma fachada tem de ser reparada todos os anos. Como complemento, não se apegue a ideias que não dão certo ou que não mostrem a identidade real que você quer passar da sua loja. 

 

Atenção na legislação

Certifique-se de fazer alguma pesquisa sobre a legislação local com a estratégia que planeja usar em mente. Não adianta fazer algumas vendas e depois ser multado ou descobrir que sua marca está descumprindo as leis municipais.

 

Portanto, antes mesmo de desenvolver o projeto da sua fachada, consulte a legislação do seu município para averiguar se você não irá quebrar nenhuma regra. 

 

Lembrando que a legislação quanto a isso varia de acordo com o estado e o município. Em alguns locais, os visores iluminados podem ter certas restrições de uso, assim como os dispositivos que emitem som. 

 

Os outdoors também podem ser limitados a determinados tamanhos e, em alguns casos, a edifícios mais baixos, por exemplo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.










 
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