17/01/2023 às 11h59min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h10min

Empresas apostam em mídia espontânea para gerar mais credibilidade ao negócio

Através da assessoria de imprensa é possível conquistar espaços nos veículos de comunicação sem a necessidade de pagar, o mesmo não acontece com a publicidade, que é um movimento pago

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Muitos empreendedores estão em busca de assessoria de imprensa para gerar maior credibilidade e relacionamento com o público, porém muitos ainda não entendem a diferença com a publicidade. 

 

Uma das principais divergências é que na assessoria de imprensa o movimento para veicular a empresa na mídia é negociado com base em um release ou sugestão de pauta, que será aprovado pelo veículo de acordo com a relevância do assunto. Na publicidade, existe a possibilidade de escolher o tamanho do texto e lugar onde será posicionado o anúncio.

 

O principal trabalho da assessoria de imprensa é fazer essa ponte que liga o cliente, responsável por obter dados relevantes e ser autoridade no assunto, e a imprensa, que irá publicar o texto e direcionar ao leitor. Porém, o resultado final, que é a publicação da matéria, será definido pelo editor do veículo, ele será determinante para dar a resposta final sobre o espaço em que será publicado, se terá entrevista com o porta-voz, além de outros detalhes.

 

Outro fator que diferencia a assessoria de imprensa com a publicidade, é a maior credibilidade que o público tem com a publicação espontânea. Segundo um estudo global da Nielsen, 92% das pessoas confiam mais em recomendações que partem de outras pessoas do que em propagandas. Isso significa que, ao sair em uma matéria de utilidade pública, gerando prestação de serviço, a marca irá gerar mais credibilidade e reputação para o negócio.

 

De acordo com a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – Renata Brito, receber uma menção espontânea de algum veículo é uma grande conquista. “Isso simboliza muito e gera uma enorme confiabilidade para as empresas, pois estamos em um espaço imparcial. Quando falamos da propaganda, é uma conquista parcial.”

 

Objetivos da assessoria

 

Um dos propósitos da assessoria de imprensa é identificar, juntamente com os seus clientes, quais os assuntos mais pertinentes e que sejam de interesse coletivo, para atingir um determinado grupo de pessoas. Após esse processo, é feito o contato com jornalistas e editores, sugerindo a publicação nos veículos de comunicação.

 

Esse processo já é diferente na publicidade, pois apesar de também divulgar informações sobre o seu cliente, ela é feita por meio de anúncios, não tendo o seu foco no interesse público e sim nas vendas dos seus produtos e serviços.

 

“O contato para desenvolver algum material publicitário não será feito assim como é desenvolvido pela assessoria de imprensa, entre jornalistas e editores, mas com o departamento comercial dos veículos, para definir a compra do espaço e a veiculação de anúncios e comerciais”, explica Brito.

 

Diferenças

 

A assessoria de imprensa e a publicidade se divergem em vários âmbitos e um deles é no controle da informação que será publicada. A publicidade tem controle total sobre o conteúdo que será divulgado, pelo fato dela estar comprando aquele espaço. Dessa maneira, o anúncio será publicado de acordo com o que foi criado e no espaço adquirido pelo cliente.

 

“A assessoria não tem o controle de que todo o conteúdo será publicado, pois ela irá enviar um release para o veículo e, após isso, o jornalista define se usará o material na íntegra, se utilizará como uma nota, se terá entrevista com o cliente e também se a matéria estará em um local de destaque. Ou seja, tudo vai depender do interesse do veículo e do jornalista no assunto”, afirma Renata.

 

A diretora de comunicação da Fatos&Ideias ressalta que a assessoria de imprensa não paga para gerar publicações de matérias. “Quando o veículo se sentir interessado pelo assunto, ele irá fazer a publicação da maneira com que ache mais adequado e no espaço que definir, mas totalmente gratuito. A publicidade sempre terá que pagar por aquele espaço.”

 

Matéria paga e matéria espontânea

 

Outro recurso utilizado pela publicidade é a matéria paga, que nada mais é do que um anúncio publicitário. Com isso, o público, geralmente, já sabe que aquelas informações veiculadas no anúncio foram produzidas pela empresa.

 

“A assessoria de imprensa, por sua vez, quando conquista o espaço gratuitamente, agregará para a empresa noticiada mais segurança sobre o assunto, pelo fato do público saber que quem está transmitindo as informações é um jornalista, que por sua vez é imparcial, não sendo produzido pela própria empresa”, comenta Renata.

 

Renata ainda destaca que por conta de as matérias publicadas não serem pagas, o cliente da assessoria de imprensa irá custear apenas pelo serviço que é prestado pela agência. “Na publicidade, além de pagar pelos serviços da agência, a empresa contratante também terá que pagar pelo espaço publicitário no veículo de comunicação, que na maior parte dos casos possuem custos altos.”

 

Custo-benefício

 

Outra vantagem encontrada na assessoria de imprensa é o seu custo-benefício. Na publicidade, como dito anteriormente, a empresa terá que contratar uma agência, além dos espaços publicitários que a marca terá que investir a parte.

 

“Na assessoria de imprensa, esse processo é outro, pois é cobrado somente um valor mensal para a agência contratada, independentemente da quantidade de publicações que houver na mídia”, finaliza Renata.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

 

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Leonardo Lino – (17) 99171-1771 – [email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp