28/06/2023 às 21h22min - Atualizada em 28/06/2023 às 21h20min

5 Dicas da mãe de superdotada sobre como estimular criança com altas habilidades

Uma criança com altas habilidades e superdotação não vive, como o imaginário popular, com capacidades totalmente fora da realidade e obtém um grande conhecimento de forma natural e sem ou com pouca assistência. Na realidade, para que uma criança com superdotação, precisa contar com um apoio especial para desenvolver suas habilidades.

De acordo com Eliz Yamanaka, mãe de Miyuki Yamanaka, brasileira de apenas seis anos que se tornou a integrante mais jovem a fazer parte da sociedade restrita de alto QI, Intertel, o apoio durante o desenvolvimento da criança é fundamental.

Uma criança com altas habilidades, apesar da facilidade para aprender, ainda é uma criança e precisa de apoio e direcionamento para poder usar suas capacidades da melhor forma possível, isso é absolutamente fundamental”.

*Como estimular o desenvolvimento de uma criança com altas habilidades?*

De acordo com a sua experiência, Eliz Yamanaka separou as cinco principais dicas para ajudar mães de crianças superdotadas a auxiliar no seu desenvolvimento correto.

1 - Identificar os interesses e paixões da criança:

“Descubra quais são os temas, atividades ou áreas que mais despertam o interesse da criança superdotada, a partir disso, você conseguirá oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que chamem mais a atenção do seu filho e facilite o aprendizado”.

 

2 - Proporcione desafios intelectuais:

“Crianças superdotadas geralmente possuem um grande desejo por conhecimento, mas como aprendem mais rápido é preciso estar sempre se desafiando, dentro dos limites sempre se adequando ao nível de habilidades da criança”. Explica Eliz Yamanaka.

3 - Estimule a criatividade:

“Crianças superdotadas muitas vezes possuem uma imaginação e capacidade criativa excepcionais, por isso, é importante incentivar a criança a explorar diferentes formas de expressão criativa, como arte, música, escrita, teatro ou outras áreas com as quais ela tenha afinidade”.

4 - Ofereça um ambiente de aprendizado enriquecido:

“Crie um ambiente em casa que proporcione estímulos constantes para o desenvolvimento intelectual da criança, sempre disponibilize livros, materiais educacionais, acesso à internet, visite museus, participe de eventos culturais e estimule discussões sobre diferentes assuntos, isso é muito importante”. Afirma Eliz Yamanaka.

5 - Busque apoio especializado:

“Procure a ajuda de profissionais que possam ajudar a identificar e orientar o desenvolvimento da criança superdotada, como mães e pais precisamos de um direcionamento pois é sempre um campo muito novo. Consulte psicólogos, educadores ou especialistas em educação para crianças com altas habilidades, que podem fornecer estratégias personalizadas para estimular e apoiar o potencial da o seu filho” Conclui.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp