27/06/2023 às 15h29min - Atualizada em 27/06/2023 às 15h27min

Site de tecnologia: um passo a passo para criar um página com destaque no mercado

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Com um mercado cada vez mais aquecido, uma boa ideia para monetizar o seu conhecimento em inovações é lançar um bom site de tecnologia.

Assim, é possível criar um público fiel, estabelecer parcerias com marcas, vender espaços publicitários e muito mais. Contudo, para criar uma página de sucesso na web, é preciso seguir alguns passos essenciais, como escolher um ótimo criador de site.

Então, para saber como começar com a estratégia correta e obter resultados de maneira eficiente, continue a leitura deste conteúdo!

Definindo o propósito do site de tecnologia

Para criar um site de tecnologia com destaque no mercado é essencial ter um objetivo claramente definido. Assim, será possível alcançar o público certo, que trará resultados e conversões para seu produto, serviço ou clientes parceiros.

Afinal, a tecnologia é um assunto muito amplo, que pode se desmembrar em diversos tipos de nichos diferentes. Alguns exemplos são: games, desenvolvimento de software, novidades do mercado, negócios, entre outros.

Além disso, o propósito principal do site é o que vai dar uma direção para toda a identidade visual das suas páginas na web. Portanto, isso inclui o design, definição das cores base e, até mesmo, o conteúdo e a linguagem utilizada na comunicação

Qual será o foco do seu site de tecnologia?

Para criar o seu site, é preciso que você defina um foco principal. Portanto, você deve escolher entre se especializar nas últimas notícias do mercado, realizar reviews de produtos, criação de tutoriais, entre muitos outros.

Assim, você terá mais facilidade para estruturar seus conteúdos, tanto em forma de vídeo, fotos ou texto. Outro ponto positivo é que, dessa forma, você conseguirá atingir um público muito mais qualificado.

Isso porque, se comunicando da maneira correta, você capta leads com potenciais reais de se tornarem clientes. Afinal, cada vez mais, a qualidade de uma base de contatos aumenta de acordo com a compatibilidade com a filosofia da sua empresa, e não com a quantidade.

Escolha uma boa plataforma de criação de sites

Com o objetivo definido, você já está pronto para escolher uma boa plataforma para criar o seu site de tecnologia. Portanto, essas plataformas também recebem o nome de CMS (content management system, ou, em português, sistema de gerenciamento de conteúdo).

Dessa forma, navegando por essas plataformas, você terá a capacidade de criar, personalizar, e publicar a sua página com bastante praticidade.

Contudo, algumas plataformas são mais intuitivas do que outras. Nesses casos, mesmo que você não tenha intimidade com processos de criação de sites, conseguirá se virar com independência o suficiente para montar páginas do seu jeito.

Por isso, você deve fazer uma boa pesquisa de plataformas como essa. Assim, poderá fazer a escolha certa e economizar tempo e dinheiro.

Preze por um layout que converse com o seu público

Com os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados, os hábitos de consumo acabam acompanhando esse mesmo ritmo. Por isso, a forma como os clientes se comportam não é a mesma de alguns anos atrás.

Sendo assim, é importante elaborar um design para o seu site de tecnologia que prenda a atenção do seu público. Dessa forma, os visitantes permanecerão por tempo suficiente para tomar alguma atitude de compra ou direcionamento para outro link interno.

Mas a vantagem é que as melhores plataformas de criação de site do mercado oferecem diversos templates prontos e personalizáveis. Então, com apenas alguns cliques, você chegará a um resultado profissional.

Contudo, ainda é importante dedicar algumas horas à elaboração da estratégia e do conceito do seu site de tecnologia. Depois, você poderá partir para a execução de todas as suas ideias.

Compare as suas ideias para seu site de tecnologia com as dos concorrentes

Há algum tempo atrás, no início da internet, talvez fosse simples se destacar com um conteúdo básico sobre qualquer assunto. Isso porque não havia concorrência suficiente, ou seja, tinha espaço para todo mundo. 

No entanto, a realidade mudou bastante. Atualmente, não é segredo que um site bem construído, com design, conteúdo e usabilidade de qualidade é bastante rentável. 

Por isso, surgem cada vez mais players no mercado em busca de um lugar ao sol. Sendo assim, não adianta mais colocar em prática estratégias que já estão em execução por algum concorrente.

Portanto, é importante que você faça uma boa pesquisa de mercado e descubra qual pode ser o seu diferencial. Seja no assunto abordado, no tipo de comunicação que você utilizará, ou, até mesmo, na qualidade da sua entrega.

Registro de domínio e hospedagem para um site de tecnologia

 

Muitas pessoas acham que os conceitos de domínio e hospedagem são complicados de entender, mas isso não é verdade.

Sendo assim, o domínio é, basicamente, o seu endereço na internet. É o nome que você vê no seu navegador após o “www.”. Por isso, é fundamental que você escolha um domínio que seja fácil de encontrar, de lembrar e que seja, provavelmente, buscado pelo seu público.

Mas é importante saber que os domínios são únicos. Portanto, caso alguma outra empresa já tenha pensado no nome que você imaginou, terá que ter novas ideias.

Por outro lado, a hospedagem do site funciona como um aluguel de terreno para você construir a sua casa. Neste caso, você paga por um espaço em um servidor físico para armazenar todos os seus dados.

Então, a hospedagem é o serviço que permite que seu site esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também por isso, é fundamental que você escolha uma empresa de confiança, que ofereça estabilidade e suporte competente.

Conclusão

Como você viu, para criar um site de tecnologia que se destaque em meio a tantos concorrentes, é preciso tomar algumas medidas. Entre elas:

  • Definir seu público-alvo;

  • Escolher um foco para a sua página;

  • Utilizar uma boa plataforma de criação de sites;

  • Fazer uma pesquisa de mercado,

  • Criar um domínio que faça sentido para o seu negócio;

  • Escolher um bom servidor para hospedar o seu site.

Seguindo esses passos, você estará muito perto de lançar um site de tecnologia de muito sucesso!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp