19/06/2023 às 23h57min - Atualizada em 19/06/2023 às 23h54min

Saiba como ter uma vida mais saudável

De acordo com o professor de Yoga, Ravi Kaiut, é possível encontrar o equilíbrio tendo atenção a sete pontos importantes

Em meio ao ritmo acelerado e estressante da vida moderna, a nossa saúde e bem-estar tem sido cada vez mais negligenciada, buscando reverter isso, muitos focam em aspectos separados, como alimentação e atividade física, mas apesar de fundamentais, ter uma vida mais saudável não se resume apenas a isso, mas também envolve cuidar do corpo, da mente e das emoções. 

Segundo o professor de Yoga, ex-fisiculturista e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut, a saúde não é sustentada por atitudes isoladas.

Ser saudável não significa ter atenção a aspectos isolados, a saúde é muito mais que isso, ela é fundada em todo um estilo de vida, por isso, por mais que seja importante dar pequenos passos é preciso ter consciência de que uma mudança profunda é sempre o mais indicado”.

Como se tornar uma pessoa mais saudável?

Existem alguns pilares fundamentais da vida saudável que funcionam como marcadores de saúde, mas também são pontos importantes a serem trabalhados para obter uma melhor qualidade de vida”.

01 - Vitalidade (Ausência de fadiga)

“Um dos pilares mais claros de saúde é a vitalidade, ter disposição para realizar as tarefas diárias é fundamental, e para aprimorá-lo, é necessário ter atenção a uma série de fatores, como boa alimentação, sono de qualidade e a prática regular de atividades físicas” Explica Ravi Kaiut.

02 - Apetite (Alimentar e sexual)

Ter apetite significa que você tem vontade de vida, tem prazer pela vida, ele indica disposição, por isso, se você não tem apetite, não tem vontade sexual, esse é um forte indicador de que você também não tem vitalidade, e consequentemente a sua saúde não está 100%”.

03 - Sono profundo

Diversos estudos reforçam a importância de um sono profundo e relaxante, ele ajuda na produção de hormônios, no bom funcionamento cerebral, intestinal, recuperação muscular, etc.,para ter um sono de qualidade é indicado evitar telas pouco antes de dormir, evitar refeições muito pesadas à noite e praticar técnicas de relaxamento através da respiração, prática muito comum no Yoga” Afirma Ravi Kaiut.

04 - Boa memória

É preciso deixar de normalizar a perda de memória, por mais que certo declínio cognitivo seja natural a certa idade, quando ele passa a prejudicar a sua qualidade de vida passa a ser excessivo, principalmente em pessoas mais jovens, para melhorar a sua memória é preciso exercitar a sua mente, algo que muitas vezes é deixado de lado, mas fortalecer a mente é tão importante quanto fortalecer o corpo”  Reforça.

05 - Bom humor

Todos temos problemas na nossa vida, isso é absolutamente normal, o que muda é a forma como lidamos com eles, levar a vida de forma leve e bem humorada nos ajuda a cuidar da nossa saúde mental, brincar é um ótimo remédio para isso, mas contar uma piada na roda de amigos, rir de si mesmo, são hábitos que estimulam o bom humor, uma visão positiva da vida”.

06 - Ter um propósito de vida

Você levanta da cama encarando o novo dia como um ciclo interminável ou como uma nova oportunidade para aproveitar a vida e dar um outro passo para seu propósito de vida? Há uma enorme diferença entre quem tem uma razão para ser saudável e quem encara isso como um mal necessário, por que você quer ter saúde? Para ter disposição para pular corda com seus netos? Para ter longevidade? Para se recuperar de alguma doença? Ter um alvo a alcançar é essencial” Ressalta Ravi Kaiut.

07 - Gratidão

Não leve esse ponto para uma abordagem mística, ser grato está relacionado com o bom humor, com o propósito de vida, com ter paz para dormir tranquilo, com fazer questão de guardar na memória os bons momentos da vida, com ter prazer em viver com seu parceiro e em se alimentar todos os dias, ou seja, ser grato perpassa por tudo que é necessário para ter saúde” Conclui.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp