31/05/2023 às 16h53min - Atualizada em 31/05/2023 às 16h50min

Flexibilidade e fortalecimento: Descubra como o Pilates pode transformar seu corpo e cuidar do seu quadril

Especialista revela os benefícios do exercício para as articulações

Se você está procurando uma atividade física que possa ajudar a fortalecer seu corpo, melhorar sua postura e, ao mesmo tempo, proteger a saúde do seu quadril, talvez o Pilates seja a escolha certa para você. Conversamos com o ortopedista e especialista em quadril, Dr. David Gusmão, para entender os benefícios dessa modalidade para a saúde da região.

Segundo o Dr. David, o Pilates é uma excelente atividade para quem deseja fortalecer a musculatura do quadril, além de melhorar a flexibilidade e a mobilidade da articulação. "O Pilates tem um foco muito grande no fortalecimento dos músculos do core, que inclui a região abdominal, lombar e do quadril. Com isso, é possível melhorar a estabilidade do quadril, prevenindo lesões e dores na região", explica o especialista.

Além disso, a atividade também pode ajudar a melhorar a postura, outro fator importante para a saúde corporal.  "Uma postura inadequada pode levar a uma sobrecarga na região do quadril, aumentando o risco de lesões e dores. O Pilates trabalha muito com a correção postural, ajudando a manter a coluna alinhada e a evitar problemas na região", acrescenta David.

Outro benefício importante é que a modalidade é de baixo impacto, o que significa que não sobrecarrega a articulação do quadril de forma intensa. "O Pilates é uma atividade menos lesiva para as articulações do que outras modalidades mais intensas, como o crossfit. Isso é especialmente importante para quem já tem algum tipo de problema no local”, afirma Gusmão.

Ele ressalta que o Pilates pode ser uma excelente opção para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. "Essa é uma atividade muito versátil, que pode ser adaptada às necessidades e limitações de cada pessoa. Isso significa que é uma opção segura e eficaz para jovens, idosos, atletas e sedentários", conclui o especialista.

Com a orientação de um bom profissional e os cuidados necessários, é possível colher todos os benefícios dessa modalidade e desfrutar de uma vida mais saudável e equilibrada.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp