29/05/2023 às 00h05min - Atualizada em 28/05/2023 às 20h00min

Cirurgia ortognática: Conheça o procedimento que corrige o excesso de “chupeta” na infância

Os ossos dentofaciais são fundamentais para uma série de atividades que realizamos diariamente, como mastigar, falar e até mesmo respirar, por isso, deformações na sua estrutura podem prejudicar bastante a qualidade de vida.

Existem diversos fatores que podem causar esse tipo de irregularidade, desde genética a manter o uso de chupeta, mamadeira e o hábito de chupar o dedo para além da idade indicada, pode atrapalhar o desenvolvimento correto dos ossos faciais e gerar alterações que algumas vezes não são suficientemente resolvidas apenas com o uso de aparelhos odontológicos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que corrige problemas relacionados à estrutura óssea da face e da mandíbula e é a solução para esse tipo de situação, como explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

Quando se prolonga excessivamente o uso de chupetas ou o hábito de chupar os dedos pode haver alterações nos dentes e na mandíbula, o que, quando não se trata na infância, torna necessária a cirurgia ortognática”.

Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames para avaliar a condição dos ossos e da mandíbula, durante o procedimento o cirurgião faz incisões na boca do paciente e move os ossos para corrigir a posição da mandíbula e do maxilar, depois da cirurgia, o paciente precisará de um tempo de recuperação para se adaptar à nova posição dos ossos, isso pode incluir um período de repouso, uma dieta especial e exercícios de fisioterapia para ajudar na recuperação” Explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp