25/05/2023 às 21h55min - Atualizada em 25/05/2023 às 21h50min

Nunes Marques: Especialista explica a complicação de cirurgia bariátrica que levou o ministro do STF ao hospital

De acordo com o cirurgião especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Fabio Rodrigues, a complicação é comum, mas pode ser prevenida ou revertida

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques, precisou de atendimento médico em Brasília, após complicações decorrentes de uma cirurgia bariátrica revisional.

A complicação apresentada pelo ministro é conhecida como fístula intestinal e é caracterizada por uma espécie de “vazamento” do conteúdo intestinal para as cavidades abdominais.

Segundo o cirurgião especializado em bariátrica, Dr. Fabio Rodrigues, as fístulas intestinais em pós-operatório de bariátrica são raras, porém quando se trata de uma cirurgia revisional, ou seja, uma segunda bariátrica, a incidência aumenta um pouco, mas com um acompanhamento multidisciplinar é possível  revertê-las.

“As fístulas são relativamente raras após procedimentos cirúrgicos bariátricos, sendo um pouco mais comuns em cirurgias revisionais, mas não são problemas irreversíveis, com o acompanhamento multidisciplinar do paciente é possível  tratá-las corretamente sem maiores problemas”.

“Um dos fatores mais importantes para a condição, são as reoperacões de bariátrica, mas tabagismo e diabetes também podem contribuir para o surgimento de fístulas” Explica.

As fístulas podem causar uma série de problemas, como febre, redução do volume da urina, dificultar a aceitação da dieta, fortes dores abdominais e até mesmo infecções generalizadas quando não bem tratadas.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp