18/05/2023 às 20h13min - Atualizada em 18/05/2023 às 20h10min

Como o salto alto pode prejudicar as articulações da mulher?

Ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho explica os cuidados necessários para evitar os danos

O salto alto é uma peça que não pode faltar no guarda roupa feminino, mas muitas mulheres o utilizam diariamente por longas horas, o que pode gerar uma série de problemas nas articulações, como artrose, tendinites e dores lombares.

Mas, de acordo com o médico ortopedista, Dr. Luiz Felipe Carvalho, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar esses problemas em quem precisa usar o acessório diariamente.

O uso do salto alto coloca o pé em uma posição anatomicamente pouco funcional, o que, além de fazer com que a sola do pé tenha de suportar todo o peso do corpo e estender o centro da sola em excesso, causa uma anteriorização da postura, mas alguns cuidados e mudança de hábitos de podem amenizar esses impactos”.

Reduza o tempo de uso

Esse é o cuidado mais claro, evite usar salto alto por longos períodos, procure alternar com sapatos de salto baixo ou sem salto, permitindo que suas articulações descansem e se recuperem”.

Opte por saltos mais largos

Escolha sempre calçados que ofereçam um bom suporte ao arco do pé, tenham uma altura de salto mais moderada e uma sola flexível, saltos largos e estáveis distribuem o peso de maneira mais uniforme pelo pé, diminuindo a pressão excessiva em áreas específicas. isso permite reduzir o estresse nas articulações e prolongar o tempo de uso” Afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Utilize palmilhas e saltos com amortecimento

Utilizar palmilhas específicas ou calçados que possuam um amortecimento extra, especialmente na região do calcanhar e da planta do pé, ajuda a absorver parte do impacto ao caminhar com salto alto por longos períodos”.

Fortaleça seus músculos e articulações

Realize exercícios físicos específicos para fortalecer os músculos das pernas, tornozelos e pés, bem como exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade, proporcionando um suporte adicional às articulações” Explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp