18/05/2023 às 19h54min - Atualizada em 18/05/2023 às 19h49min

SIM Swapping: Especialista explica como se proteger do novo golpe que acessa dados bancários

O programador Bendev Junior explica como funciona o novo golpe e formas de se proteger dele

Cada vez mais os criminosos desenvolvem técnicas mais sofisticadas para aplicar golpes digitais, a nova técnica utilizada se chama SIM Swapping - Módulo de Identificação do Assinante- e já tem feito diversas vítimas em todo o país.

Entenda como funciona o golpe

A estratégia adotada pelos criminosos é a clonagem do cartão SIM da vítima para burlar os sistemas de segurança de autenticação dupla adotados pelos bancos para o acesso às contas. 

Apesar de que para executar esse tipo de ação seja necessária a obtenção dos dados pessoais do indivíduo, como nome completo, número de telefone e identidade, os criminosos conseguem coletar todos esses dados através de estratégias como links falsos, vírus, programas piratas, dentre outros.

De acordo com o programador Bendev Junior, para realizar os golpes os cartões das vítimas são clonados geralmente via internet ou telefone através de dados furtados.

Para realizar a clonagem do cartão SIM da vítima os criminosos utilizam os dados já furtados para pedir uma nova via do cartão, normalmente pela internet ou telefone, depois disso, ele tem acesso praticamente irrestrito ao histórico de chamadas, mensagens e várias outras informações que podem ser usadas para burlar o sistema de verificação em duas etapas de bancos e aplicativos para realizar roubos” Explica.

Como se proteger do SIM Swapping?

O golpe tem basicamente duas etapas, o roubo de dados e a clonagem do chip, para evitar isso é necessário primeiro evitar acessar links suspeitos, aplicativos baixados fora da loja oficial de apps, baixar filmes piratas e ter sempre um antivírus instalado no seu celular ou computador”.

Também é fundamental aderir a todas as ferramentas de segurança de aplicativos e da sua operadora ou aplicativos bancários, mesmo as opcionais para reforçar ainda mais a sua segurança, e estar sempre atento a contatos suspeitos ou perda repentina e prolongada de sinal do seu cartão SIM, o que pode indicar que ele já foi clonado” Recomenda Bendev Junior.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp