16/05/2023 às 16h41min - Atualizada em 16/05/2023 às 16h39min

Parcerias estratégicas são uma tendência entre negócios de sucesso

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ter bons parceiros se torna cada vez mais uma tendência para o sucesso de negócios ao redor do mundo, pois através da colaboração mútua, é possível fortalecer as estratégias de ambas as partes.

 

Conforme dados do Powerlink, as parcerias estratégicas estão se tornando um elemento vital para o crescimento corporativo, o que faz com que muitos empreendimentos já reservem em torno de 20% dos seus ativos para desenvolver e manter essa cooperações

 

Diversas são as metas que podem ser estabelecidas, como: atingir novos nichos, investir em inovações, criar produtos ou serviços de forma colaborativa, apoio em ações de marketing/publicidade, dentre várias outras.

 

A escolha dos parceiros também é muito importante. Afinal, é preciso que eles não sejam um concorrente e tenham público/serviço que complete o seu ou que seja destinado ao mesmo público. 

 

Por isso, na hora de buscar os seus parceiros, é preciso considerar o alguns pontos: 

 
  • Fazer pesquisa sobre a empresa que deseja ter como parceira

  • Ter objetivos claros

  • Ser transparente e manter uma comunicação constante 

 

A junção desses fatores, faz com que seja possível encontrar parcerias que estejam alinhadas com os seus objetivos, além do fato de ambas as partes terem clareza do que devem fazer para o sucesso dessa colaboração.

 

Caso queira entender, com mais detalhes, sobre os tipos de parcerias que empresas podem realizar, você pode acessar o artigo abaixo que trata sobre o tema:

 

Outra forma de ter boas parcerias, mas não ter que buscar todas elas individualmente, é por meio de programas de fidelidade, como o clube de vantagens. Vamos entender essa estratégia em detalhes.

 

Clube de vantagens: plataforma que reúne centenas de parceiros em um único lugar

 

Os clubes de vantagens são um tipo de programa de fidelidade que reúne benefícios diversos, que uma empresa ou instituição pode disponibilizar para o seu público. Ao contratar o serviço, a marca passa a ter centenas de parceiros associados ao seu nome, o que aumenta a autoridade e o valor agregado.

 

A importância desta estratégia é que você pode reunir tanto parceiros nacionais e locais em um único lugar. Ou seja, mesmo sem ter que buscar individualmente, você terá centenas de marcas parceiras associadas ao clube da sua marca, algo que agrega valor em discursos de eventos e também para reter clientes através de clientes exclusivos.

 

Por outro lado, você também pode utilizar a plataforma para incluir os seus próprios parceiros, que você escolheu com base no que foi citado acima. Assim, você fortalece ainda mais a sua marca, e o seu parceiro atrai mais clientes. Essa ajuda mútua é exatamente o pilar essencial das parcerias estratégicas.

 

Rock In Rio e Posto Ipiranga: uma parceria de sucesso

 

Encerramos este artigo, com um caso de sucesso que mostra como é possível marcas de segmentos distintos trabalharem juntas em uma colaboração de sucesso.

 

Para a edição de 2022 do Rock in Rio, o Posto Ipiranga promoveu um concurso para levar seus clientes ao festival. A proposta consistia em que cada participante escrevesse um texto de até 2.000 caracteres. Nesse texto, eles deveriam contar uma história que tivesse iniciado no Posto Ipiranga e se destaca pela criatividade. Como se fosse num formato de livro ou diário.

 

Uma comissão avaliou os textos enviados e selecionou os melhores, que passaram para a segunda fase: a votação popular. Os nove mais votados foram premiados com ingressos para o festival. Como resultado, o posto se conectou com os clientes e o festival ganhou mais divulgação.

 

Um exemplo simples, mas que exemplifica porque trabalhar com parcerias estratégicas é chave do sucesso de vários negócios ao redor do mundo. 

 
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