14/05/2023 às 18h32min - Atualizada em 14/05/2023 às 18h29min

Cirurgia ortognática: Especialista dá dicas para acelerar a recuperação

Cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo, explica cuidados necessários para ter uma recuperação tranquila

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir deformidades na estrutura óssea da face, especialmente nos ossos da mandíbula e maxila, a técnica é utilizada em casos em que o paciente apresenta dificuldades para mastigar, falar ou respirar, além de problemas estéticos.

Um dos pontos que muitos pacientes temem acerca da cirurgia é a sua recuperação, que pode durar de 6 a 12 meses, no entanto, além da complexidade do procedimento, existem cuidados que podem ajudar a tornar esse período bem mais tranquilo, como explica o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Marcelo Galindo.

“O período de recuperação da cirurgia ortognática normalmente é bastante calmo e demanda basicamente repouso e a ingestão dos medicamentos informados pelo médico para evitar dores, o paciente volta para casa cerca de dois dias após a cirurgia”.

“Geralmente existem alguns cuidados indicados para acelerar o período de recuperação, como evitar realizar grandes esforços, optar por uma dieta líquida ou pastosa sob recomendação médica, evitar exposição ao sol, manter repouso absoluto e escovar os dentes com cuidado, dessa forma o período de recuperação será tranquilo e sem grandes complicações” Explica Dr. Marcelo Galindo.

Além disso, seguindo a liberação do seu médico, é importante a realização de fisioterapia pouco tempo após a cirurgia para evitar dores, inchaço e auxiliar na movimentação articular da mandíbula e facilitar a mastigação e deglutição.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp