08/05/2023 às 13h43min - Atualizada em 27/04/2023 às 13h42min

Comunicação eficiente pode aumentar drasticamente as chances de ser contratado no primeiro emprego

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Como dizia o mestre Chacrinha: ‘quem não se comunica, se trumbica’. Assim, a frase do lendário Abelardo Barbosa também vale para diversos momentos da vida, inclusive na hora de arrumar um emprego, especialmente o primeiro.

Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica e, se o entrevistado souber se comunicar com clareza, poderá ter maiores chances de conquistar uma vaga de emprego. E, se tiver mais de um candidato, todos eles com um bom currículo, a empresa certamente vai chamar aquele que tiver a melhor desenvoltura.
Assim, na hora de buscar o primeiro emprego, é sempre importante fazer uma comunicação eficiente.  De acordo com a notícia do DiarioSP, a tranquilidade na hora da conversa também pode ser uma diferenciação.

Comunicação sucinta e eficiente
Agora, ainda dentro da necessidade de comunicação, o candidato precisa ser sucinto, ou seja, saber falar apenas o essencial e com o máximo de clareza. É importante sempre considerar que, do outro lado, vai estar um entrevistador já acostumado a ouvir diversos tipos de pessoas e que, certamente, já vai ter uma boa ideia do que aquele entrevistado está pensando ou sentindo.

Desse modo, devemos sempre apresentar as principais qualidades que se tem, mas sem ser ufanista. Então, não devemos fugir da realidade e nem prometer coisas que não podemos fazer.

Ainda na comunicação eficiente, também deve-se falar com calma, sem ser muito prolixo e procurando articular bem as palavras, garantindo, assim, uma eficiência maior na receptação daquela mensagem.

Na prática, o entrevistado no primeiro emprego precisa ter uma mensagem clara e ainda demonstrar total segurança. Desta maneira, o fato de, mesmo sendo jovem, demonstrar maturidade e conhecimento, já é uma forma de conseguir impressionar positivamente a empresa.

Em seguida, também é importante mostrar para o empregador que também temos pontos fracos e que isso precisa ser melhor trabalhado. Desta maneira, também vai ser um diferencial para mostrar humildade e conseguir um ponto a mais na hora de buscar a primeira vaga de emprego.

Nervosismo é normal
Agora, se estiver nervoso na hora da primeira entrevista para o primeiro emprego, também deve expor isso claramente para o entrevistador, mas demonstrando que poderá ficar mais tranquilo no decorrer do tempo de trabalho.

Então, o entrevistado precisa também conseguir manter um certo autocontrole, o que vai consequentemente melhorar a comunicação.
Quando se está mais calmo, é possível conseguir justamente essa melhor articulação das palavras, o que também vai facilitar a comunicação com o empregador.
E mesmo que naquele momento não consiga uma determinada vaga, poderá ser chamado para contatos futuros. Desse modo, poderá ainda conseguir deixar uma boa impressão e abrir caminho para outras oportunidades.

Aliás, na vida, tudo é feito como um aprendizado. E uma pessoa que nunca trabalhou, certamente não terá a mesma experiência e habilidade com as palavras que uma pessoa que já tem uma certa rodagem.

E isso tudo também tem que ser considerado na hora da primeira entrevista, ou de uma entrevista para o primeiro emprego. Assim, até mesmo um possível nervosismo poderá ser melhor trabalhado lá na frente.

Porém, mesmo que seja um profissional de primeira viagem, que nunca trabalhou, pode tentar se preparar um pouco antes, conversar com quem já passou por entrevistas de emprego e ainda conseguir uma boa possibilidade de ganhar experiência.

A comunicação eficiente é algo que vamos conquistando no dia a dia, sempre tentando melhorar e compreender melhor. É como se fosse um treinamento e é algo que, para quem quer subir na vida profissionalmente, se torna também um ponto importante.

Por fim, saber ter uma comunicação eficiente vai, de fato, conseguir fazer com tenha esse diferencial e aumente as chances de ser contratado no primeiro emprego.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp