06/05/2023 às 23h58min - Atualizada em 06/05/2023 às 23h56min

Estudo revela que yoga pode ajudar pacientes hipertensos no controle da pressão arterial

Você sabia que o yoga vai muito além do relaxamento? Um estudo clínico conduzido com 60 pacientes hipertensos demonstrou que a yoga pode ser uma aliada eficaz para quem tem problemas cardiovasculares.

Segundo o o professor de Yoga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, a pesquisa canadense comparou dois grupos de voluntários e constatou uma melhora significativa na frequência cardíaca e na pressão arterial em repouso dos que fizeram ioga em vez de alongamento antes de outros exercícios.

O projeto foi realizado durante três meses e, nesse período, os participantes foram submetidos a rotinas físicas cinco vezes por semana. Os treinos diários consistiam em 15 minutos de ioga para o grupo um e o mesmo tempo de alongamento para o grupo dois, com uma sequência de 30 minutos de atividades aeróbicas iguais para as duas turmas.

Os resultados confirmaram que, apesar de similares, alongamento e ioga têm diferenças importantes. As evidências sustentam inclusive que esta última, devido a sua variedade e intensidade, pode ser igual ou superior em benefícios cardiovasculares ao próprio exercício aeróbico. No entanto, ressaltam que mais pesquisas são necessárias antes que a ioga possa ser adicionada às diretrizes de reabilitação cardíaca.

Os dados foram publicados no Jornal Canadense de Cardiologia de 2022. O artigo recebeu o título "Impact of Yoga on Global Cardiovascular Risk as an Add-On to a Regular Exercise Regimen in Patients With Hypertension" (Impacto da ioga no risco cardiovascular como complemento de um regime regular de exercícios em pacientes com hipertensão, em português).

"O bem-estar ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. O yoga nos ensina a conhecer nossos corpos, a ouvi-lo e até a respirar da forma correta. Além disso, a postura corporal também impacta na forma como a oxigenação chega no cérebro e em diversas funcionalidades cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar", disse.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp