06/05/2023 às 23h34min - Atualizada em 06/05/2023 às 12h31min

Entenda se é possível realizar mestrado ou doutorado em área diferente da graduação

Uma pergunta curiosa e que pode ser dúvida de muita gente é a seguinte: - É possível realizar mestrado ou doutorado em área diferente da graduação? E, para a surpresa de muitos, a resposta é sim. É possível ingressar em uma formação stricto sensu em uma área que não é mesma da sua graduação. Realizar mestrado ou doutorado em uma área diferente, além de ser uma oportunidade de adquirir conhecimentos complementares, também pode ser um diferencial para a carreira.

Quem esclareceu a dúvida foi o reitor da Logos University International (UniLogos), Prof. Dr. Gabriel Lopes. Conforme ele, para ingressar em um curso de mestrado ou doutorado em uma área diferente da graduação, o primeiro passo é estar atento aos editais de seleção dos programas de pós-graduação para conhecer quais áreas são estudadas e identificar quais formações são aceitas para a candidatura.

"Alguns PPGs exigem formação específica em uma determinada área do conhecimento, outros são mais abrangentes, com visões inter e multidisciplinares. Se a sua formação estiver dentro das áreas permitidas para o ingresso no PPG da sua escolha, basta se candidatar normalmente. É importante saber que você não terá desvantagens no processo seletivo por ter realizado a graduação em outra área", disse.

Ainda conforme ele, uma das formas de se aproximar dos temas estudados nos PPGs é buscar informações nas páginas dos programas. Além de dados gerais, elas também apresentam o corpo docente e as estruturas de pesquisa (grupos, laboratórios, núcleos e centros) vinculadas aos professores que atuam no PPG.

"Conhecer em mais detalhes o tipo de pesquisa, que é conduzida pelos pesquisadores nas referidas estruturas permite que você adquira maior familiaridade com a área que ingressará. Se apropriar desses conhecimentos também favorece a construção do projeto de pesquisa", explicou.

"Essa aproximação ainda auxilia o processo de identificação dos docentes que realizam estudos em temas que você possui interesse. O contato com esses professores pode ser estabelecido via e-mail e posteriormente evoluir para uma ou mais entrevistas, em que o candidato e o pesquisador avaliarão se existe interesse mútuo em prosseguir com a elaboração de uma candidatura", disse.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp